O piloto reformado vai vender a sua MotoGP num leilão no Reino Unido
Uma moto Aprilia RS-GP 20 de MotoGP vai ser leiloada no Reino Unido no início do próximo ano pelo seu antigo piloto, Aleix Espargaró. A moto foi entregue a Espargaró em 2022 pela própria Aprilia, dois anos depois de ter terminado a temporada em 17º lugar, com um melhor resultado de oitavo lugar.
O espanhol liderou o projeto do fabricante italiano no MotoGP de 2017 até se retirar das corridas a tempo inteiro no final de 2024, desempenhando um papel fundamental no crescente sucesso da equipa de Noale nos Grandes Prémios.

Durante a sua passagem pela equipa, Espargaró conquistou três vitórias e cinco pole positions, com um melhor resultado de quarto lugar na temporada de 2022. O piloto italiano Marco Bezzecchi superou essa marca, conquistando o terceiro lugar na classificação geral da temporada de 2025.
A Aprilia RS-GP 20 sofreu uma reformulação significativa em relação à sua versão anterior, com um novo motor V4 de 90 graus, envolto por aerodinâmica, chassis e outros componentes reformulados.

Embora esta moto tenha participado apenas numa temporada de corridas, representa uma peça fundamental no desenvolvimento acelerado da Aprilia enquanto equipa de MotoGP. A moto em hasta está em condições totalmente originais, como se tivesse saído diretamente da pista, e conta com um sistema de escape Akrapovič, suspensão Öhlins personalizada, discos dianteiros em carbono e carenagem completa em fibra de carbono.

Está a ser oferecida com a documentação e notas de entrega da Aprilia pela Iconic Auctioneers como parte do “The Iconic Sale at Race Retro 2026” em Stoneleigh Park, Inglaterra, de 20 a 22 de fevereiro. Mark Bryan, responsável de motos da Iconic Auctioneers, explicou como decorreu a venda: “Ele contactou-me diretamente. Normalmente, vendo motos de colecionadores; esta é a primeira vez que vendo uma moto diretamente para o piloto que a conduziu. Ainda tem a eletrónica Marelli instalada, o que é invulgar; normalmente, removem-na”, continuou Bryan. A moto está a ser vendida com o conjunto de fato, botas, luvas e capacete que Espargaró usou na moto.

“Encontrar e comprar outra moto de MotoGP desta era é praticamente impossível”, acrescentou Bryan. “Normalmente não acabam no mercado aberto.”
Esta não é a primeira vez que a leiloeira vende uma moto de MotoGP nos últimos tempos. A equipa já tinha leiloado com sucesso a GP03 de Loris Capirossi e a GP07, moto com a qual Casey Stoner conquistou o título em 2024, e, mais recentemente, a Ducati GP19 de Andrea Dovizioso no NEC Classic Motor Show, em Birmingham.
A estimativa para este último leilão da Aprilia é que o valor angariado se situe entre as 300.000 e as 400.000 libras, ou seja, ande por volta dos 450.000 Euros. Visite o site do leilão para mais informações.
















