Arch 1S 2022: O sonho realizado de Keanu Reeves

By on 16 Março, 2022

A Arch Motorcycle vai em breve iniciar a produção da desportiva cruiser 1S. Animada por um motor V-Twin com 124 cv e 156 Nm e com pouco mais de 255 kg, estima-se para ela um preço a rondar os 100.000 euros.

O fabricante refere que com a Arch 1S quer trazer o espírito das cruiser americanas para o século 21. Mas, na verdade o conceito da 1S não é novo! A Arch Motorcycle, co-fundada pelo famoso actor americano Keanu Reeves, produz há vários anos a cruiser KRGT-1 mas, desde há muito que a empresa se preparava para iniciar a produção do modelo 1S, uma versão mais desportiva desse modelo, cujo protótipo foi apresentado pela primeira vez no EICMA de Milão em 2017. E agora, finalmente, a nova cruiser desportiva vai entrar em produção.

A Arch 1S tem muito em comum com a KRGT-1. Emprega o mesmo motor S&S V-twin de 2032 cc de origem Harley-Davidson, mas com um binário mais musculado.

A suspensão dianteira está a cargo de uma forquilha Öhlins totalmente regulável, enquanto a traseira da Arch 1S usa um braço oscilante cantilever emparelhado com um monoamortecedor do mesmo fabricante. Os travões da empresa sueca ISR também são familiares à KRGT-1. Conta com pinças “monobloco” de seis pistões montados radialmente à frente e uma impressionante pinça de quatro pistões na parte traseira, ambas as unidades ligadas ao ABS da Bosch.

A diferença mais evidente entre a 1S e a KRGT-1 são as rodas. São também da BST em carbono, mas ambas são de 17 polegadas, ao contrário das 19″ e 18″ da sua antecessora. Sobre elas foram montados pneus Michelin Power RS ​​nas medidas de 120/70-17 à frente e 240/45-17 atrás.

A distância entre eixos foi encurtada, os apoios para os pés do condutor estão mais recuados e são mais altos, tendo ainda sido adicionado um pequeno para-brisa em fibra de carbono. Particularmente marcante na nova 1S é o sistema de escape com um silenciador dobrado.

O resultado final é que a 1S é mais leve 15 quilos que a KRGT-1. O preço da Arch 1S ainda não foi anunciado, assim como o início das primeiras entregas a clientes.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments