BMW desenvolve com a ZF uma nova forquilha de carbono

By on 24 Agosto, 2022

Empolgada com a vitória nas 24 Horas de Spa 24 do EWC com a nova forquilha de carbono, a BMW não coloca de lado a possibilidade de utilizar a nova suspensão na sua gama de motos.

A adventure BMW R 1250 GS está equipada com uma unidade dianteira Telelever, a suspensão da K 1600 GT Duolever é inovadora, enquanto a unidade semiativa S 1000 RR é parte integrante da configuração da superbike.

No entanto, a BMW aumentou a aposta com a sua mais recente joint venture com a especialista em suspensão e parceira ZF (Zahnradfabrik), no sentido de desenvolverem uma nova forquilha telescópica de fibra de carbono para a equipa de endurance da BMW Motorrad.

Em primeiro lugar, a suspensão dianteira de fibra de carbono é comum no MotoGP, mas ainda é uma área cinzenta para a BMW, já que a Casa de Munique não está envolvida no campeonato do mundo. Como resultado, o Campeonato Mundial de Endurance foi a melhor aposta da BMW para testar o novo componente. A BMW M 1000 RR agora apresenta o referido componente, com o garfo consistindo de um tubo externo de fibra de carbono acoplado a um tubo interno de fibra de carbono/metal. As pernas do garfo de metal deslizam dentro dos tubos de fibra de carbono.

O material leve não apenas ajuda a reduzir o peso como também permite que a BMW estude melhor as características da M 1000 RR. De acordo com o diretor da BMW Motorrad Motorsport, Mark Bongers, o foco principal durante o desenvolvimento de forquilhas de fibra de carbono é testar as cargas de flexão.

“O uso desse material e dessa tecnologia permite-nos mudar o limite no qual ocorrem as vibrações da suspensão. Um foco principal durante o desenvolvimento foi o projeto das cargas de flexão homogéneas. O objetivo é que a resposta do acelerador para o piloto seja extremamente sutil, mesmo sob as tensões mais extremas. E o feedback dos pilotos confirmou que o objetivo foi alcançado”, disse.

Numa corrida emocionante, a BMW M 1000 RR número 37 equipada com o garfo telescópico de fibra de carbono venceu as 24 Horas de Spa de 2022 do Campeonato do Mundo de Endurance.

A questão é esta: poderá o novo componente chegar às futuras motos BMW? A BMW certamente pensa assim, mas precisará de atender aos rigorosos padrões de homologação antes que isso aconteça.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments