BMW R 18 Classic 2022: ‘Good Vibrations’

By on 13 Maio, 2022

Imaginem-se a desfrutar da moto, sem pressas, numa posição cómoda, despertos por vibrações vivas… No pulso têm o bater forte e pausado do boxer mais potente da BMW, nos ouvidos aquela música inesquecível dos Beach Boys… ‘Good Vibrations’.

Nada mais a propósito para esta R 18 Classic – uma clássica moderna que nos traz de volta as sensações mais puristas, atravé de um estilo icónico, um estrutura rígida, tecnologia moderna e materiais genuínos!

Desde a sua estreia em finais de 2020, a linha R 18 da BMW cresceu para incluir quatro modelos: a R 18 Cruiser, a R 18 Classic, que acrescenta um pára-brisas, alforges, um banco de passageiro, controlo de cruzeiro, e luzes de condução, a R 18 B Bagger, que tem uma carenagem montada no guiador e alforges duros, e a R 18 Transcontinental vestida para viajar. No meio destes lançamentos, a R18 Classic tem passado despercebida, no entanto, é a escolha certa para um digno cruzeiro de lazer a passear por vastas colinas, ou para encontrar-nos com os amigos, relaxando após mais um duro dia de trabalho.

BERLIN BUILT

A BMW Motorrad entrou no segmento das cruisers com o lançamento no mercado da R 18 em Setembro de 2020, seguida em Fevereiro de 2021 pela R 18 Classic, o segundo membro da nova série de modelos. Ambas levam a inscrição ‘Berlim Built’ no clássico velocímetro redondo, lembrando que são construídas na fábrica de Berlim da BMW. A R 18 Classic encarna o turismo nostálgico, fazendo eco dos primeiros tempos das grandes cruisers adequadas ao touring, a palmilhar quilómetros e mais quilómetros. Comparada com a muito purista R 18, a R 18 Classic caracteriza-se sobretudo pelo grande pára-brisas, o assento, os alforges, os faróis auxiliares de LED e a roda dianteira de 16 polegadas. Ambos os modelos R 18 estão enraizados na tradição das motos históricas da marca de Munique. Tanto técnica como visualmente, lembram modelos lendários como a icónica BMW R 5 e concentram-se de novo na mais crua essência da moto: purista, tecnologia de ponta e o motor boxer como epicentro do prazer de condução, combinado com “boas vibrações”.

A peça central da nova BMW R 18 Classic é um motor boxer de dois cilindros completamente recém-desenvolvido – o “Big Boxer”. Tanto a sua aparência impressionante como a sua tecnologia reflectem uma continuação dos tradicionais motores de boxer refrigerados a ar que têm oferecido uma experiência de pilotagem inspiradora há mais de sete décadas, desde que a BMW Motorrad iniciou a produção em 1923. O motor de boxer de dois cilindros mais potente alguma vez utilizado na produção de motociclos em série tem um deslocamento de 1 802 cc. O pico de produção é de 67 kW (91 cv) a 4 750 rpm. De 2.000 a 4.000 rpm, mais de 150 Nm de binário está sempre disponível, e esta potência de tracção elementar é combinada com um som completo e sonoro.

INSPIRADA NA LENDÁRIA R5

O quadro da R 18 Classic é um estrutura tubular em aço de duplo berço. O seu design perpetua a longa tradição da BMW neste tipo de estrutura. A qualidade de fabrico é notável, com uma atenção meticulosa aos pormenores, evidente em características pouco perceptíveis, tais como as juntas soldadas entre os tubos de aço e as peças fundidas ou forjadas. Tal como a lendária BMW R 5, o braço oscilante traseiro – com um design comparável – envolve a transmissão do eixo traseiro num estílo genuíno, através de ligações aparafusadas.

Ao quadro liga-se uma suspensão não menos clássica. Os elementos de suspensão da BMW R 18 Classic dispensam deliberadamente as opções de ajuste electrónico. Em vez disso, um garfo telescópico e uma escora de suspensão central montada directamente com amortecimento dependente do curso e pré-carga de mola ajustável, asseguram um controlo superior das rodas e um conforto atractivo da suspensão. Tal como na lendária BMW R 5, os tubos do garfo telescópico são encapsulados em mangas de garfo. O diâmetro do tubo da forquilha é de 49 mm, enquanto o curso da suspensão é de 120 mm à frente e 90 mm atrás.  A travagem é assegurada na R 18 Classic por um travão de disco duplo à frente e um travão de disco único atrás em conjunto com pinças fixas de quatro pistões. Como complemento, as rodas de raios asseguram um aspecto extremamente elegante.

ERGONOMIA HARMONIOSA

A BMW R 18 Classic apresenta um posicionamento descontraído dos apoios para os pés – os chamados “footpegs montados a meio”. Esta posição clássica, atrás dos cilindros, não é apenas típica da BMW, mas também permite uma posição de condução relaxada e activa para um óptimo controlo do veículo. Nessa postura relaxante, temos ao nosso dispor três modos de condução selecionáveis (“Rain”, “Roll” e “Rock”), assim como o ASC (Automatic Stability Control, desengatável) e MSR (controlo de binário do motor). Entre outras opções, existe ainda a função Hill Start Control que facilita os arranques em subida.

A instrumentação é limitada a um único indicador que inclui um velocímetro analógico e um visor LCD, que mostra o modo de condução, a posição das mudanças, e um ecrã informativo que pode ser percorrido através de várias funções: tacómetro, conta-rotações, conta-quilómetros, odómetro, voltímetro, economia de combustível, velocidade média, relógio, e data. Uma moto de turismo nesta gama de preços deve também fornecer o nível de combustível e a temperatura ambiente.

O motor tem o som e o tacto certos, e produz muito binário desde baixos regimes, mas os cilindros criam uma barreira que impede o condutor de esticar as pernas. Em passeios longos, há espaço limitado para mudar o ângulo da anca e do joelho. Devido à colocação da alavanca do calcanhar dos pés, do pedal do travão e dos tubos de escape duplos, as pequenas tábuas dos pés são também um pouco apertadas (pelo menos para botas de tamanho maior). O assento firme é de bom apoio, mas não há muito espaço para nos movimentar-mos.

Por baixo da R 18 Classic está uma moto totalmente moderna com modos de condução, controlo de cruzeiro, ABS ligado, controlo de tracção, e outras ajudas electrónicas. O loop rítmico do seu grande Twin, especialmente no modo Roll, encoraja um ritmo descontraído e sem pressa, a abrandar e a apreciar a paisagem que se nos oferece.

FÁCIL DE CUSTOMIZAR

Mais do que praticamente qualquer outra moto, a R 18 Classic (assim como a R 18) oferece uma arquitectura altamente favorável à customização. Está equipado com uma estrutura traseira facilmente removível e um conjunto de peças pintadas muito simples de desmontar. Pontos de interface cuidadosamente concebidos para as linhas hidráulicas do travão, embraiagem e cablagem permitem igualmente a instalação totalmente livre de outros componentes. Além disso, as tampas visíveis das válvulas (tampas da cabeça do cilindro) e a tampa da correia (tampa da caixa do motor) são concebidas de tal forma que se encontram fora da câmara de óleo, tornando-as muito fáceis de trocar.

A gama de equipamentos BMW oferece uma selecção máxima de opções de individualização com as quais se pode adaptar a R 18 Classic ao gosto e preferências pessoais. A vasta gama de diferentes peças disponíveis do programa de acessórios originais BMW Motorrad permite conversões individuais que alteram significativamente o carácter da R 18 Clássico. Desde o lançamento no mercado da R 18 Classic e R 18, ficaram disponíveis duas colecções de design diferentes de peças fresadas em alumínio, criadas em colaboração com a Roland Sands Design: “Maquinado” e “2-Tone-Black”. Para o programa de acessórios e personalização da R 18, a BMW Motorrad está a colaborar não só com a Roland Sands Design, mas também com vários fornecedores bem conhecidos, incluindo o fabricante americano Mustang Seat, a fim de poder oferecer diferentes versões de assentos de alta qualidade feitos à mão. O potencial de personalização dos sistemas de escape em cooperação com a Vance & Hines, não é menos criativo.

FICHA TÉCNICA

MOTOR BOXER BICILÍNDRICO A QUATRO TEMPOS REFRIGERADO POR AR E ÓLEO COM DUAS ÁRVORES DE CAMES ACIONADAS POR CORRENTE

DIÂMETRO X CURSO 107,1 MM X 100 MM

CILINDRADA 1802 CC

POTÊNCIA MÁXIMA 91 CV @ 4750 RPM

BINÁRIO MÁXIMO 158 NM @ 3000 RPM

TAXA DE COMPRESSÃO 9,6 : 1

ALIMENTAÇÃO INJEÇÃO ELETRÓNICA COM IGNIÇÃO DE VELA DUPLA E CONTROLO ELETRÓNICO DO ACELERADOR

EMBRAIAGEM MONODISCO A SECO

CAIXA SEIS VELOCIDADES

TRANSMISSÃO SECUNDÁRIA CARDAN

QUADRO DUPLO BERÇO EM AÇO

SUSPENSÃO DIANTEIRA FORQUILHA TELESCÓPICA COM 120 MM DE CURSO

SUSPENSÃO TRASEIRA BRAÇO OSCILANTE EM AÇO COM AMORTECEDOR CENTRAL COM 90 MM DE CURSO

TRAVÃO DIANTEIRO DOIS DISCOS DE 300 MM COM PINÇA FIXA DE QUATRO ÊMBOLOS

TRAVÃO TRASEIRO  DISCO SIMPLES DE 300 MM COM PINÇA FIXA DE QUATRO ÊMBOLOS + ABS

PNEUS 130/90 B16 E 180/65 B16

ALTURA DO ASSENTO  710 MM

COMPRIMENTO 2440 MM

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1731 MM

CAPACIDADE DO DEPÓSITO 16 LITROS

PESO COM COMBUSTÍVEL 365 KG

CORES: CLASSIC FIRST EDITION, PRETO METALIZADO, AZUL VIOLETA

PVPR: A PARTIR DE 24.620€

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments