Buell 1125 R LYS – Viajante no tempo

By on 9 Março, 2021

A visão refrescante de uma improvável moto desportiva, criada a partir da base de uma Buell 1125R e transformada para uma estranha desportiva dos anos oitenta pelo customizador francês LYS Motorcycles.

As motos Buell não eram todas conhecidas pela sua boa aparência ou mesmo pelo seu desempenho. De facto, motos como a Buell Blast continuam a ser vistas como motos para principiantes, baratas de comprar e manter. Em 2007, contudo, a Buell lançou a 1125R. Embora não tão bonita como outras motos desportivas do seu tempo, a 1125R foi um passo na direcção certa para a Buell, em termos de design. 

É também interessante notar que a 1125R foi a primeira Buell a vir com um motor diferente de uma Harley-Davidson. De facto, este modelo preparou o cenário para as futuras motos da Erik Buell Racing que utilizaram o motor V-twin Rotax. Para além do motor, a 1125R apresentava elementos de design bastante únicos nunca antes vistos no mundo das motos. Por exemplo, vinha equipada com rotores de disco invertido acoplados a uma pinça de oito pistões. Ao contrário dos rotores de disco standard, esta moto apresentava rotores especiais que eram montados na roda, permitindo um travão de disco maciço – uma característica habitual nas motos da Buell. 

Embora não tivesse um desenho tão intemporal como os das motos desportivas italianas e japonesas, a Buell 1125R tinha algumas coisas a seu favor. Vendo isso, a casa de personalização francesa LYS Motorcycles viu bastante potencial nesta moto, e transformou-a numa moto desportiva personalizada única que é mais do que digna de um segundo olhar. 

Inspirada nas motos de corrida dos anos 80, a LYS 1125R tem uma estética distintamente retro-moderna, mesmo steampunk. Inicialmente construída como um projecto de diversão pelos trabalhadores da LYS Motorcycles, a 1125R acabou por se revelar uma moto bastante apelativa. 

Para começar, a LYS 1125R faz uso de uma carenagem da Suzuki GSXR750 de 1987. Na metade inferior da carenagem encontra-se um par de tomadas de ar que servem mais do que para uma simples finalidade estética. Na verdade canalizam o ar em direcção aos radiadores duplos e maciços do motor Rotax Helicon 1125. A frente da moto é adornada com um conjunto de faróis de duas bocas de pós-venda, enquanto um pára-brisas cortado proporciona um pouco de proteção contra o vento a alta velocidade. A parte traseira da moto foi também fortemente personalizada através de uma unidade de cauda de aço manual com um gritante estilo das superbike dos anos 80.

Continuamos a ficar com água na boca, olhando para o depósito de combustível personalizado da LYS 1125R que apresenta um filtro de ar K&N exposto, orgulhosamente situado no topo do depósito. Este desenho ‘2 em 1’ foi meticulosamente trabalhado à mão para optimizar o desempenho, tornando-se mais acessível para reabastecer a moto e substituir o filtro de ar quando necessário.

Por sua vez o quadro permanece completamente original. Tudo foi montado por meio de suportes personalizados que aparafusam directamente nos pontos de montagem existentes no quadro. Isto foi feito com a noção em mente de que motos como a Buell 1125R poderiam um dia ser peças de colecção muito procuradas, as quais têm o seu melhor valor em forma de stock. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments