CFMoto, o ‘Gigante Chinês’ que se aliou à Europa

By on 25 Novembro, 2020

A CFMOTO É UM FABRICANTE CHINÊS ESPECIALIZADO EM QUADRICICLOS, SSV E MOTOS. MAS, EMBORA TENHA ALCANÇADO UMA BOA REPUTAÇÃO NOS QUADRICICLOS, O FABRICANTE AINDA É BASTANTE DESCONHECIDO PARA MUITOS MOTOCICLISTAS. VEJAMOS COMO TUDO COMEÇOU.

A ofensiva Asiática – CFMoto

Foi em 1989 que Lai Guogui, então com 24 anos, fundou a sua empresa na região de Xangai. A marca começou então a desenvolver os seus próprios motores, quadriciclos, SSVs, motociclos e scooters. Apesar de crescer na Ásia e começar a exportar no início do ano 2000, foi em 2007 que a marca teve uma expansão real.

Lai Guogui, o fundador da empresa

A mega-fábrica de Hangzhou

Atualmente, este construtor abriu uma nova fábrica de 150.000 m2 em Hangzhou, para apoiar a expansão internacional. Empregando cerca de 1.500 pessoas, incluindo 240 engenheiros que trabalham no departamento de pesquisa e desenvolvimento, a CF Moto começou a tornar-se  conhecida além-fronteiras graças aos seus quadriciclos, tanto que, com o passar dos anos, atingiu uma posição líder neste segmento em vários países. A marca desenvolve extensivamente todos os seus produtos, tendo até hoje produzido 98 modelos e 51 motores.

Dos quadriciclos às motos

Ao contrário da grande maioria das marcas Asiáticas, a CF Moto não se contenta em produzir cópias de máquinas europeias em pequena cilindrada e preços apetecíveis. Em vez disso, a jovem marca, apostou no desenvolvimento de uma bicilíndrica de 650cc em 2009, modelo que levou dois anos a ser desenvolvido até ser apresentado na República Popular da China: a naked de médio porte 650 NK.

A joint-venture com a KTM

A partir de então, a CFMoto expandirá a sua gama com uma nova moto de estrada, logo seguida por uma moto de aventura (Adventure), formalizando a colaboração com a KTM em 2017 através da criação de uma joint venture. Embora já estivesse desde 2014 a realizar a montagem da Duke 200 e 390 para a China, o fabricante então obteve a promessa dos responsáveis austríacos da produzir motos de 790cc a partir de 2021, recebendo na sua fábrica  o V-Twin LC8 990 para projetar a sua própria gama. É, nesse patamar que se encontra atualmente a CFMoto.

50 mil motos/ano

Para projetar verdadeiramente a sua gama de motos a nível global, o construtor teve de esperar pela conclusão da extensão da fábrica iniciada em 2018, por forma a aumentar a sua capacidade de produção para 50 mil motos/ano. É um número estrondoso, convenhamos.

Através de sua parceria com a KTM, a fábrica chinesa também recebe os serviços da Kiska Design para definir uma nova identidade nas linhas dos seus novos modelos. E o resultado não tardou. Motos e quadriciclos agora ostentam uma cor azul característica e linhas com caráter próprio. Hoje, a gama de duas rodas da CFMoto varia de 125 a 650 cm3, com motores monocilíndricos e de dois cilindros paralelos, oferecidos a preços mais baixos do que a concorrência. No mercado de França, um dos mais apetecíveis do ‘velho continente ‘, só na primavera de 2018 é que as motos deste construtor passaram a ser verdadeiramente distribuídas, mas apenas com três modelos: 400 e 650NK, 650MT.

Em Portugal, o distribuidor oficial das motos da CFMoto é a PureTech Moto

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x