Raide de Aventura Classic: De Londres a Dakar em 2022

By on 30 Maio, 2021

Um evento de três semanas em motos clássicas, o Dakar Enduro Rally, promovido pela Bespoke Rallys, começa no dia 28 de fevereiro de 2022 em Surrey e termina 21 dias depois em Dakar.

Fotos de Rod Kirkpatrick, F Stop Press

Dakar e Rally. Duas palavras que evocam uma forte reação visceral de aventura para muitos, e farão com que cerca de 40 aventureiros com uma queda pela nostalgia, estejam à partida desta viagem de aventura que segue o percurso do antigo Dakar no início de 2022. 

Conhecido como um evento icónico de resistência, que se tornou sinónimo de grandes aventuras, o rali Dakar é marcado como o local de nascimento de algumas das motos de aventura mais excepcionais que ainda hoje circulam nas nossas estradas, especialmente a Yamaha Ténéré e Honda Africa Twin. Então, porque não revisitar os trilhos do Dakar de outros tempos, com os modelos originais de então? 

Serão quatro desses modelos de aventura lendários que partirão entre 20 outras motos. Uma Honda Africa Twin XRV 650 de 1988 conduzida por Harry Metcalfe (fundador da Evo Magazine, Harry’s Garage (YouTuber), Mark Morris na Yamaha XTZ Super Tenere de 1989, Hans Ladegaard numa BMW ST800 de 1984 e David Ward na Cagiva Elefant 900ie de 1990.

Saindo do autódromo de Brooklands em Surrey no dia 28 de fevereiro com cerca de 20 outros motociclistas e 20 carros (incluindo um Ford Mustang 1965 dirigido por Alec Hammond), a aventura de três semanas é a primeira do tipo a seguir oficialmente a rota original do rally Dakar desde 2008, quando se mudou para a América do Sul.

Quatro dos motociclistas e as suas montadas clássicas tiveram uma sessão de briefing e treinos nas colinas de Oxfordshire, uma alternativa luxuosa às areias do deserto que vão encontrar no início do próximo ano. 

Cobrindo mais de 4030 milhas (6485 quilómetros) ao longo de três semanas, os aventureiros irão do sul de Surrey para França, e daí para Espanha, com o dia 5 da excursão dando a primeira chance de se preparar para um passeio na rota original no continente africano, viajando para o sul em direcção a Dakar para o restante da viagem de 21 dias. 

Seguindo as marcas de pneus de algumas motos de aventura verdadeiramente clássicas, esta rota irá abranger milhas de asfalto fáceis até dunas empoeiradas do deserto – com a rota definida seguindo as trilhas originais sempre que possível. 

As motos clássicas de aventura voltam para onde tudo começou… Que receita fantástica, uma rota verdadeiramente clássica com algumas das motos de aventura mais icónicas de sempre. Não nos custa dizer, que até nós ficamos com alguns ciumes!

Boa sorte para os aventureiros

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments