Concurso de personalização BMW para a R18 e R nineT (1ª Parte)

By on 1 Dezembro, 2022

Tal como no ano passado, a BMW Motorrad Alemanha deu mais uma vez início a uma grande competição de customização, mas desta vez aberto a dois modelos da sua linha heritage: a cruiser R18 e a roadster R nineT.

Enquanto o concurso de 2021, extremamente bem sucedido, se centrou em conversões espectaculares da icónica cruiser R18, o concurso de personalização deste ano também se centrou na R nineT. Ao todo 13 conversões espantosas, oito BMW R 18 e cinco BMW R nineT, que demonstram até onde se pode ir em dois mundos distintos do universo BMW Heritage.

R 18 Edition #01 by Eningen

Totalmente utilizável, mas altamente excitante – esse foi o lema para Ronny Jelitte, Bastian Franke e Max Koller quando personalizaram a sua R 18 Edition #01. Incluindo planeamento, aquisição e conversão de peças, a equipa investiu um total de cerca de 90 horas e o resultado foi uma R 18 em estilo bobber.

A extremidade traseira curta e compacta apresenta um Kit da Bobber Walzwerk em conjunto com um suporte de chapa de matrícula lateral da Wunderlich. A selaria Corio em Metzingen fez um assento a condizer em couro de búfalo cor de scotch. Grande som é fornecido por um sistema de escape desportivo Jekill & Hyde Beat Short Slashcut em conjunto com colectores de escape revestidos a cerâmica. As tampas e peças adicionais do motor em preto, o guiador Beachbar da BMW, bem como a tampa do farol, a alavanca manual e a tampa de abastecimento de combustível em preto de 2 tons da gama de acessórios originais da BMW Motorrad completam a conversão.

Como a cereja no topo do bolo, Petrolo em Kusterdingen deu à R 18 Edition #01 uma pintura especial em 312 British Racing Green, que em combinação com os pneus Metzeler ME 888 Marathon Ultra White Wall é uma verdadeiro banquete para os olhos.

R 18 Tansanit Titan by Cloppenburg

Aplicando o seu lema “Go with the flow”, a equipa da Cloppenburg GmbH aceitou o desafio e surgiu com a R 18 Tansanit Titan. Caracteriza-se por uma excitante mistura de estilos com muitos detalhes amorosos e soluções individuais: Clássico, simples e elegante.

Sob a direcção de Christian Gelbhardt e Kevin Gehrt, foi criada uma R 18 de orientação clássica, que não pode ser directamente atribuído a nenhum dos géneros estabelecidos. Condução, conforto, ergonomia, bem como funcionalidade estavam no topo da lista de afazeres. As rodas forjadas BMW cromadas em formato de 21 polegadas à frente e de 18 polegadas atrás já proporcionam um banquete para os olhos, apoiadas pelo guarda-lamas traseiro original bem como um guarda-lamas frontal da Walzwerk.

O assento castanho do BMW Day Rider encaixa perfeitamente aqui e, em conjunto com o guiador original e as manetes Rizoma, proporciona uma posição de condução relaxada. Os espelhos retrovisores, as luzes indicadoras de mudança de direcção do guiador, as luzes traseiras Club S ‘3 em 1’ e o suporte da matrícula também são Rizoma. A extremidade dianteira e o cockpit da R 18 Tanzanit Titan apresentam um pára-brisas, faróis abaixados pela Wunderkind e um velocímetro integrado no depósito através de uma conversão LMC.

Na traseira, é utilizado um amortecedor Wilbers tipo 640 Road com suspensão de 20 mm e um porta-bagagens Fehling. O menu de personalização muito saboroso foi completado com um sistema de escape Dr. Jekill & Mr. Hyde Beat Long Chrome Slashcut Chrome Extender, bem como uma pintura BMW Tanzanite Blue II metálica e linhas duplas pintadas à mão no depósito.

R 18 Bloody Sunrise by Procar Automobile

Depois de numerosas BMW R 18 terem sido inicialmente convertidas nas chamadas “bad bikes”, a equipa da Procar Automobile em Colónia, juntamente com o engenheiro mecatrónico Till Becker, quis ir na outra direcção e construir uma moto de classe – com muitas superfícies cromadas e polidas, assim como um acabamento de pintura de excepcional qualidade que inclui também o quadro. O resultado foi uma cruiser que, graças ao trabalho da Big Chief Custom Painting, marca realmente o melhor que se pode alcançar. Tudo em vermelho com flocos metálicos grosseiros dos anos 70, complementado pelo trabalho de aerógrafo com escala estampada e padrões de linha, a R 18 Bloody Sunrise não só faz jus ao seu nome como é um atractivo absoluto. Por isso, não é de admirar que um total de cerca de 250 horas tenha sido dedicado ao projecto, especialmente porque a tecnologia também teve de sofrer mudanças drásticas.

Rick’s Rad Design contribuiu com as rodas de três peças polidas de 3,5 x 21 polegadas na frente e 8 x 18 polegadas na traseira, enquanto Walzwerk forneceu o guarda-lamas dianteiro e o Hardline 2 da LMC-Bikes é utilizado como guarda-lamas traseiro.

Outras guloseimas com estilo na R 18 Bloody Sunrise são a sela de balanço Wunderlich RockBob, o sistema de escape em aço inoxidável polido da Walzwerk e o guiador construído à medida pela LMC Bikes em conjunto com os elevadores de 1 ¼ polegadas. A cruiser topo de gama é completada por uma conversão do depósito com instrumentos integrados, um sistema de abaixamento de faróis a partir de KDF e mini indicadores de direção ‘3 em 1’ na traseira vindos da Kellermann.

R 18 Steelbody by Motorrad Guhs e.K.

O nome diz tudo para o projecto de personalização de Motorrad Guhs e para o líder do projecto Taimo Frömel. “Steelbody R 18” basicamente diz tudo, porque onde quer que o olho viaje sobre a velha escola R 18 construída no estilo das motos de pré-guerra, dificilmente existe um ângulo onde a Steelbody R 18, equipada com rodas de 16 polegadas, não brilha com aço brilhante e finamente escovado.

Por exemplo, o depósito ou os guarda-lamas dianteiros e traseiros adaptados. O tema ‘old school’ é também realçado pelos garfos da Springer personalizados, e o observador mais sábio tecnicamente dificilmente se surpreende que cerca de 200 horas de trabalho tenham sido dedicadas a este projecto. Afinal, quase tudo o que foi alterado teve de ser adaptado individualmente, como os garfos Springer.

Por exemplo, as tampas laterais, que foram reduzidas em 2 cm, ou o velocímetro, que agora se senta no topo do cilindro esquerdo com um suporte especialmente feito para o efeito. O mesmo se aplica à sela oscilante com motor boxer e emblema BMW emoldurado a ouro no banco pela Samwel Supplies ou a montagem do farol original da BMW nos garfos da Springer. Finalmente, a aparência extremamente harmoniosa do corpo de aço R 18 é arredondada por guiador auto-fabricado, tampas de cabeça de cilindro revestidas a preto e tampas para o sistema de injecção, uma luz LED traseira com aspecto de bobber, placas de corrida com pás de mudança de velocidades, bem como colectores de escape revestidos a preto e um longo Dr. Jekill & Mr. Hyde com tampas na extremidade em forma de rabo de peixe.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments