Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Concurso de personalização BMW para a R18 e R nineT (3ª Parte)

By on 5 Dezembro, 2022

A personalização é uma forma de arte, e tal como no ano passado a BMW Alemanha deu mais uma vez início a uma grande competição de customização, desta vez aberto a dois modelos da sua linha heritage: a cruiser R18 e a roadster R nineT.

Enquanto o concurso de 2021, extremamente bem sucedido, centrou-se em conversões espectaculares da icónica cruiser R18, o concurso de personalização deste ano também abriu portas à R nineT. Nesta 3ª parte do artigo, abordamos as BMW R nineT trabalhadas por cinco customizadores alemães.

R nineT Beemer by Auer Gruppe

Com a sua invulgar combinação de cores Racing Gulf dos anos 60 e 70 em azul fosco, e brilho laranja e branco, a BMW R nineT torna-se um verdadeiro chamariz. A conversão foi planeada e pensada pelo consultor de vendas Maximilian Michael Walden, e implementada pela poderosa equipa em torno de Bernd Wesle e Dario Gatto. No total, a equipa investiu cerca de 20 horas na moto e não poupou em componentes de alta qualidade.

Enquanto que as rodas com raios são rodas de produção em série, a Königherz produziu um assento incluindo almofada de corcunda feita de couro e Alcântara com padrão de acolchoamento com diamante e costura dupla. O especialista em escapes Hattech, por sua vez, começou a personalizar um sistema de escape de montagem elevada. Outros destaques são o filtro de ar K&N, a traseira reduzida com mini-piscas e suporte lateral da placa de matrícula, bem como os espelhos retrovisores sem espelho com sinais de mudança de direcção integrados, bem como o Belly Pan by AC Schnitzer e a tampa de enchimento de combustível fresada com emblema BMW. Esta elegante moto personalizada, foi vendida após apenas dois dias.

R nineT X by Becker & Tiemann

Um capacete em azul metálico serviu de inspiração à pintura desta moto personalizada. Com a R nineT X, quiseram mostrar como uma R nineT num verdadeira moto de enduro. Originalmente planeada como uma moto de exposição para a feira Custombike em Bad Salzuflen, o objectivo era construir um enduro competitivo: mais alta, mais macia e com o máximo de curso de suspensão possível, mas ainda bom para rodar em estradas pavimentadas.

A equipa submeteu a moto à gama completa de peças de protecção Wunderlich paraa R nineT, implantou uma escora de suspensão mais longa da Wilbers e as bainhas do garfo de uma BMW F 850 GS com pinças triplas personalizadas e adaptadores especiais de compasso de travão. Os pneus Pirelli Skorpion STR foram montados nas jantes originais e nos apoios para os pés, juntamente com um banco com costura azul, proporcionando agora uma posição de assento adequada para todo-o-terreno. Uma conversão traseira da Wunderlich e um trabalho de pintura em metal azul acetinado – para combinar com o capacete já mencionado – completam a conversão juntamente com a decoração das jantes feitas de folha de cromo-avermelhado mate. Por último, mas não menos importante, todas as conversões foram aprovadas pela Agência de Inspecção Técnica Alemã TÜV com uma licença individual.

R nineT Mighty NineT by Cloppenburg

Com a Mighty NineT, a equipa Cloppenburg GmbH pegou nas características clássicas do design da BMW Motorrad e reinterpretou-as. Ann-Kathrin Peterseim, Kevin Gehrt e o resto da equipa passaram cerca de 20 horas a trabalhar na sua moto personalizada, prestando grande atenção aos detalhes. O objectivo era colocar um roadster retro na estrada para todos andarem, por isso a equipa começou a trabalhar numa Scrambler R nineT com rodas de 19 polegadas com raios cruzados à frente e de 17 polegadas atrás. Molas de garfo Linear Wilbers à frente e um Wilbers e uma escora de suspensão tipo 640 na traseira baixam a moto em 25 mm, o que melhora ainda mais o aspecto de um BMW Roadster retro. O assento original da scrambler recebeu uma capa de couro em preto com costura decorativa e simples acolchoamento em tubo na Unit Garage.

A Unit Garage também contribuiu com o silenciador traseiro Scrambler de aço inoxidável, complementado por colectores originais enrolados a preto. As tampas de aço inoxidável para os colectores de admissão são também fornecidas pela Unit Garage. A gama Rizoma forneceu os guiadores cónicos, os espelhos de ponta de barra Spy-R, os indicadores de mudança de direcção Club na frente e os indicadores de mudança de direcção Club S 3 em 1 na traseira, o suporte exterior da chapa de matrícula e as barras de colisão. Foi aplicado um revestimento em pó mate preto, de textura fina a peças tais como as pontes de garfo, a braçadeira do guiador, as tampas da cabeça do cilindro, o suporte do assento, os apoios para os pés, as tampas de snorkel de admissão e a tampa do depósito de combustível.

 R 9T Green Mile by Motorbike Witzel

Volker e Steven Witzel passaram 120 horas a converter uma R nineT numa Green Mile e, por conseguinte, numa chamada “bobber” de terra. Os dois beneficiaram da sua experiência de personalização adquirida através da conversão de R 18 anteriores. Como o nome sugere, a moto personalizada baseia-se no filme “The Green Mile” estrelado por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, também conhecido por John Coffey, e é pintado em British Racing Green. A equipa está convencida de que a aparência masculina aparentemente avassaladora do personagem do filme Coffey, tal como com a R nineT Green Mile, está “em absoluto contraste com o que parece no exterior”.

No entanto, a inspiração cinematográfica não foi apenas implementada com tinta verde, mas também com muitas adaptações técnicas. Foram utilizados os pacotes de peças fresadas 1 e 2 da BMW Motorrad Option 719, um único assento com costura decorativa verde dos pára-lamas dianteiros e traseiros Baehr e RF Biketech, complementado por um indicador de mudança de direcção integrado e luzes traseiras e um suporte de matrícula lateral. O som do boxer sonoro é fornecido por um sistema de escape SP Cobra em conjunto com colectores revestidos de cerâmica preta. A equipa optou pelos pneus Continental TKC 80 para garantir boas características de manuseamento, apesar da banda de rodagem grossa dos pneus.

R nineT Boxermeister by Zweiradwerke Vertriebs

Com a sua pintura laranja e letras generosas e muitos autocolantes, a R nineT Boxermeister faz jus ao lema “clássico encontra o moderno” com uma boa dose de inspiração dos carros de corrida dos anos 70 e 80, como o BMW M1 Procar Jägermeister, que Kurt König conduziu no Campeonato Alemão de Corridas de 1982. Inspirados nisto, Christopher Hagl e Robert Dojkic criaram o Mestre de Boxe em cerca de 90 horas. Com o ênfase no desporto, claro. Assim, optaram pelas rodas de ouro da AC Schnitzer em conjunto com os Metzeler Racetec RR 190/55 ZR17 na retaguarda e 120/70 ZR17 à frente. O banco corcunda e o guarda-lamas dianteiro, por outro lado, foram feitos em casa.

O som desportivo é proporcionado por um sistema de escape de Jekill e Hyde e os punhos do guiador AC Schnitzer Clip em conjunto com os apoios de pés BMW Motorrad Option 719 garantem uma posição de assento dinâmica. As tampas de cabeça de cilindro da BMW Motorrad no estilo das antigas motos de duas válvulas e uma máscara de lâmpada e spoiler frontal da Ilmberger Carbon completam o aspecto harmonioso. Por último, mas não menos importante, os dois entusiastas equiparam a moto Boxermeister com indicadores de curva do guiador da Motogadget, luzes traseiras e um suporte lateral de matrícula da Rizoma e escoras de suspensão da Öhlins.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments