O protótipo visto no ano passado deve estrear em versão de produção na EICMA 2025. Vamos fazer um balanço de uma das inovações mais esperadas.
Os rumores multiplicam-se e todos convergem na mesma direção: a BMW estará a preparar a estreia da produção da F450 GS na EICMA 2025. De acordo com o Le Repaire Motards o fabricante bávaro revelará a versão definitiva da pequena moto de aventura em Milão, exatamente um ano após a apresentação do modelo concept.
Os rumores estão a tornar-se cada vez mais insistentes e detalhados, sugerindo que a BMW quer usar o palco internacional da feira para lançar um dos projetos mais aguardados dos últimos anos no segmento das pequenas motos de aventura. Uma espécie de consagração, por assim dizer, para uma categoria que foi redescoberta nos últimos anos e que une os gostos de mercados muito diferentes, do Oriente ao Ocidente.
Segundo o que apurámos, a BMW F450 GS será equipada com um novo motor bicilíndrico de 450 cc, produzindo cerca de 47,5 cavalos de potência, o suficiente para torná-la adequada para pilotagem de novos motociclistas com carta de moto A2. Espera-se que a suspensão seja ajustável em ambos os eixos, mantendo as credenciais off-road esperadas. Um rumor persistente diz respeito à possível disponibilidade da transmissão automática ASA , embora esta opção possa chegar mais tarde para não comprometer o preço acessível da moto.
O conceito apresentado no ano passado impressionou-nos pelas suas proporções equilibradas e um design que lembra fielmente a estética dos modelos GS maiores, mas também despertou o interesse pela perspectiva de não custar uma pequena fortuna. A F450 GS visa um segmento em crescimento, onde modelos como a Royal Enfield Himalayan 450 e a CF Moto 450MT demonstram o desejo por motos de aventura mais fáceis de manusear e acessíveis.