Crighton CR 700 W: Desportiva inglesa com motor rotativo é novidade

By on 4 Novembro, 2021

Munida de um motor rotativo com 220 cv e com um peso total abaixo dos 130 quilos, a superdesportiva Crighton CR 700 W foi concebida em Inglaterra e oferece as mais recentes tecnologias desportivas.

O seu criador, Brian Crighton esteve em tempos envolvido no desenvolvimento do motor rotativo RCW 588 da Norton, tendo agora entendido realizar a sua própria moto com um motor de pistão rotativo.

No entanto, a Crighton CR 700 W não foi projetada para uso em estrada. É sim uma superdesportiva para ficar o mais próxima possível dos tempos por volta que vemos numa corrida, contando para esse efeito com materiais e um nível de equipamento pouco habitual.

Como nos tempos áureos da Norton, o foco encontra-se no motor rotativo de disco duplo, que tem um volume total da câmara de 699 cc, uma potência de 220 cv e um binário fortíssimo de incríveis 142 Nm. A sua potência máxima fica disponível às 10.500 rotações e o binário máximo desenvolve-se às 9.500 rotações.

No entanto, este novo motor pesa apenas 24 quilos; se lhe somarmos a caixa de velocidade e a embraiaagem o valor sobe para 43 quilos. O sistema de arranque elétrico é opcional.

1,68 cavalos por cada quilo!

Combinando a sua potência máxima de 220 cv com o peso a seco de apenas 129,5 quilos, isto resulta num relação peso-potência de incríveis 1,68 cv por quilo. A caixa de de seis velocidades tem uma construção do tipo cassete, o que significa que facilmente se pode extrair do motor.

 O conhecido construtor Spondon contribiu para o desenho do quadro de alumínio, assim como para o braço oscilante de alumínio convecional de dois braços, que alberga no interior o reservatório de óleo para o motor. Os rolamentos da cabeça de direção e do braço oscilante, são ajustáveis como numa moto de Grande Prémio.

A forquilha dianteira pode ser da Öhlins ou Bitubo, o monoamortecedor é da Bitubo, mas na realidade todos os elementos da suspensão atendem às especificações do MotoGP – tal como os travões da Brembo. A Dymag contribui com as rodas de carbono e o sistema de escape é feito de um material utlizado na Fórmula 1, o Inconel.

Somente 25 unidades da CR 700 W vão ser construídas e comercializadas a um preço base de 85.000 libras (o equivalente a cerca de 100.000 euros). A Crighton tem em perspetiva criar uma opção legal para circular na estrada.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments