Nunca faça concessões quando se trata de componentes e produtos relacionados com a segurança. Isto é especialmente verdade ao comprar peças baratas a vendedores online. Exemplo disso é a Federação das Associações Europeias de Motociclistas (FEMA), que encontrou pastilhas de travão que contêm amianto a serem vendidas pelo AliExpress.
As pastilhas e calços de travão (para travões de tambor) são produzidas pela Tanaki e Zhangxingyue. Todos os produtos mencionados na ação são produzidos na China e não cumprem os regulamentos REACH (Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos). Estas orientações visam proteger os consumidores do contacto com substâncias nocivas e proteger o ambiente.

A substância é ótima para absorver o calor, por isso é utilizada nas pastilhas de travão, e é à prova de fogo, pelo que é utilizada em fatos à prova de fogo, mas o seu pó é perigoso quando inalado, pois provoca mesotelioma nos pulmões. O mesotelioma é um cancro que se inicia com o crescimento de células anormais a partir de uma fina camada de tecido que reveste vários órgãos internos. O pó de amianto não pode ser eliminado, permanecendo nos pulmões durante muito tempo.
O único conselho que podemos dar neste momento é insistir nas pastilhas e calços de travão sem amianto quando as substituir. Além disso, mantenha a distância e não inale o pó dos travões quando o mecânico ou você limpar os travões da sua moto com ar comprimido.
O amianto é proibido em muitos países do mundo, incluindo a União Europeia, desde 1999.
