Apresentada no Ministério das Empresas e Made in Italy (MIMIT), a Panigale V4 Tricolore Italia é um modelo de colecionador – produzido em apenas 163 unidades numeradas e assinadas por Francesco Bagnaia.
Esta série especial leva os entusiastas de volta à extraordinária data de 2 de junho de 2024 , quando, no Dia da República, o Ducati Lenovo Team correu no Grande Prémio de Itália com uma decoração especial em Azzurro, uma homenagem à cor das equipas desportivas nacionais de Itália, obtendo o primeiro e segundo lugar com Bagnaia e Bastianini, conseguindo assim uma dobradinha de sonho com dois pilotos italianos nos degraus mais altos do pódio.
Servindo de cenário para o evento de apresentação da Ducati Panigale V4 Tricolore Italia esteve o prestigiado Salone degli Arazzi dentro do Palazzo Piacentini em Roma, sede do MIMIT, o lugar simbólico da excelência empresarial e industrial italiana. A moto foi apresentada por Claudio Domenicali, CEO da Ducati, na presença do Ministro das Empresas e Made in Italy, Adolfo Urso.
A base da Panigale V4 Tricolore Italia é a nova V4 S apresentada em julho passado na World Ducati Week (press kit aqui) e objeto de um importante salto evolutivo graças à abordagem integrada entre aerodinâmica e design, um chassis completamente revisto e soluções eletrónicas inovadoras, como o Ducati Vehicle Observer (DVO) e o Race eCBS.
A Tricolore Italia foi enriquecida com equipamentos técnicos de série que melhoram o desempenho em pista, tornando-a ainda mais exclusiva. Está equipada com jantes de fibra de carbono de cinco raios que reduzem o peso em 0,950 kg em comparação com as forjadas da Panigale V4 S, baixando o momento de inércia em 12% à frente e 19% atrás. Graças a estas rodas, a agilidade da moto aumenta quando muda de direção e a tendência da moto para fechar a trajetória durante a aceleração quando ainda está inclinada é amplificada.

A nova Panigale V4 Tricolore Italia é também a primeira moto de produção no mundo a ser equipada com o sistema de travagem dianteiro Front Brake Pro+, composto por dois discos Brembo T-Drive com aletas com um diâmetro de 338,5 mm e uma espessura de 6,2 mm, que aumentam a potência de travagem e consistência de desempenho, e pinças de competição GP4 Sport Production maquinadas a partir blocos de alumínio, homologado para utilização em estrada e equipado com aletas de refrigeração. Este sistema, utilizado pelos pilotos oficiais da Ducati na Corrida dos Campeões de 2024, é derivado dos utilizados no Campeonato do Mundo de Superbike nos circuitos mais exigentes. Por fim, a bomba do travão dianteiro é uma MCS 19.21 com ajuste remoto da posição da manete de travão, tal como está presente na moto de MotoGP e de Superbike.
O equipamento especial da Tricolore Italia é complementado por uma embraiagem a seco, poisa-pés ajustáveis em alumínio maquinado e um módulo GPS. Quem quiser usá-la em pista também terá à sua disposição uma tampa do depósito de combustível racing em alumínio maquinado, tirantes das pinças de travão, uma tampa de embraiagem aberta em fibra de carbono e um kit para remoção do suporte de matrícula, todos fornecidos de série. A experiência de conduzir esta moto de colecionador tornar-se-á ainda mais especial graças a um assento de Alcântara, um vidro de carenagem de competição e uma animação dedicada no painel de instrumentos ao ligar a moto. Além disso, cada Panigale V4 Tricolore Italia tem a assinatura original de Pecco Bagnaia no depósito e será entregue numa caixa de madeira personalizada e exclusiva.
Como todas as motos colecionáveis da Ducati, este modelo também é tornado único pela mesa de direção em alumínio sólido maquinado com o nome do modelo, número da unidade, desenho do circuito e uma inscrição que celebra o recorde de tempo por volta estabelecido por Bagnaia.
A Panigale V4 Tricolore Italia vem com um certificado de autenticidade e uma capa para a moto dedicada, que são entregues numa caixa personalizada especial criada para combinar com a pintura. O número da unidade também é mostrado no emblema de alumínio na chave de ignição.
Por fim, a singularidade da Tricolore Italia é reforçada pela possibilidade, reservada aos proprietários, de completar o seu visual com um fato profissional de edição limitada, feito em couro de canguru fino, com um esquema de cores que combina com o da moto.
Todas as 163 unidades da Panigale V4 Tricolore Italia já foram designadas.