Moto de competição V21L da Ducati recebe bateria pioneira em estado sólido- no momento em que foi anunciado o fim do Campeonato!

A V21L da Ducati tornou-se a primeira moto a apresentar a novíssima bateria de estado sólido da QuantumScape.
Conhecida pela sua capacidade de estar na vanguarda das tendências tecnológicas e do desenvolvimento desportivo, a Ducati tornou-se o primeiro fabricante a acolher a novíssima bateria de estado sólido da QuantumScape.

À primeira vista, a moto elétrica V21L da Ducati, que era a moto de corrida oficial do Campeonato Mundial de MotoE, pode não parecer muito diferente.
Mas no evento IAA Mobility de 2025, foi apresentada juntamente com a bateria de estado sólido, o que foi possível graças a uma parceria com a Volkswagen.
A QuantumScape e a PowerCo SE, fabricante de baterias do Grupo Volkswagen, apresentaram a bateria juntamente com a V21L da Ducati, naquela que foi a primeira demonstração ao vivo no mundo da bateria de lítio de estado sólido QS.
A moto de corrida da Ducati poderá ser equipada com até 980 células QSE-5 e uma capacidade de 5 Ah do sistema de baterias QuantumScape.
Isto também significa que a moto poderá ser carregada de 10% a 80% em pouco mais de 12 minutos. No entanto, a bateria ainda iria ter maior desenvolvimento antes de entrar em produção e isso pode estar em causa agora com o anúncio da suspensão do Campeonato.

A bateria de estado sólido da empresa americana é uma tecnologia de célula fundamentalmente nova e afirma oferecer vantagens significativas em termos de densidade de energia, capacidade de carregamento rápido, segurança e ciclo de vida.
Para simplificar um pouco a compreensão, uma bateria de estado sólido é um tipo de bateria que utiliza um eletrólito sólido em vez de eletrólitos líquidos ou em gel, frequentemente encontrados noutras baterias.
Claudio Domenicali, CEO da Ducati, esteve presente na apresentação ao vivo e afirmou:
“Na Ducati, temos uma longa história de desafiar os limites da tecnologia para melhorar a experiência de condução, tanto em estrada como em pista. A nossa busca por inovação permitiu-nos alcançar resultados incríveis, incluindo o recorde de seis títulos consecutivos de Construtores de MotoGP. A elevada densidade de energia alcançada com a tecnologia de estado sólido é perfeita para um veículo de alto desempenho como uma moto desportiva.”