Equipamento: Como nascem os acessórios Ducati Performance

By on 30 Setembro, 2021

O processo que conduz à criação dos acessórios Ducati Performance segue os mesmos critérios rigorosos que são tomados no desenvolvimento de uma moto Ducati. Desenhados no Centro Stile Ducati, os numerosos acessórios do catálogo garantem uma perfeita combinação de funcionalidade e estética.

Tornar uma moto única através de customização é uma oportunidade que muitos Ducatisti aproveitam com paixão e saber. Os acessórios do catálogo Ducati Performance são feitos pela Ducati, com o derradeiro objetivo de dar aos entusiastas a oportunidade de exibirem o melhor da sua Ducati.

Cada acessório Ducati Performance é parte integral do projeto da moto para o qual foi desenvolvida, e, de facto, o processo que leva à sua criação segue os mesmos complexos e rigorosos passos que uma moto nova tem de superar em Borgo Panigale. Existem muitos acessórios disponíveis no catálogo e que podem ser vistos na secção própria do website ou através do configurador online, que lhe permite criar a Ducati dos seus sonhos e contactar o vendedor autorizado mais próximo para encomendar os itens.

O processo que conduz à produção dos acessórios Ducati Performance inicia-se em paralelo com o do modelo Ducati para que são criados. As fases de desenvolvimento são as mesmas que aquelas que os designers adotam ao estudar o design de uma nova moto: tudo começa com um lápis, uma folha de papel e esboços feitos à mão, que são depois digitalizados e retocados no computador. Depois de escolhida a melhor proposta, isto matematizado, muitas vezes através de impressão 3D, e em seguida o “modelo clínico” (um molde em tamanho real) é criado, para que possa ser montado na moto para verificar a sua qualidade e estética, e, uma vez recebida a aprovação final, a industrialização pode avançar.

O tempo necessário para desenvolver um acessório Ducati Performance varia de acordo com o seu uso. No caso das malas laterais, que são integradas diretamente na moto e, por esta razão, contam com considerações técnicas e estilísticas adicionais, o processo de fabrico é mais complexo e meticuloso, e só a criação do molde pelo fornecedor pode levar vários meses.

Por outro lado, em outros componentes, como os elementos feitos de alumínio sólido, o tempo de produção é de poucas semanas.

O exemplo das malas laterais é também útil para se compreender a atenção e o controlo que precede a industrialização de um acessório Ducati Performance. Após a aprovação do estilo, de facto, as malas passam por uma série de testes de resistência, impermeabilidade e durabilidade, conduzidos em colaboração com o departamento de R&D. Só depois é que se iniciam os longos testes dinâmicos, que colocam os acessórios perante uma simulação da utilização a que vão ser sujeitos no dia a dia.

Os acessórios Ducati Performance são produzidos em colaboração com companhias líderes no sector, de modo a alcançar o nível mais elevado possível de funcionalidade e estética. Por exemplo, a Ducati colaborou com a Akrapovič na criação de dois acessórios de marca conjunta, para evidenciar ainda mais o carácter desportivo da nova Multistrada V4: uma unidade de escape derivada da competição e um silenciador homologado. Ambos os componentes são dedicados exclusivamente a este modelo e têm um design único que se integra perfeitamente com a moto.

Num vídeo do canal YouTube da Ducati o Diretor do Centro Stile Ducati, Andrea Ferraresi, e o Project Manager para os Acessórios, Lorenzo Uliani, descrevem o processo de criação dos acessórios Ducati Performance ainda com mais pormenor. O vídeo destaca o modo como cada acessório é mais uma oportunidade da Ducati comunicar aos seus fãs, logo desde o primeiro contacto, todo o talento, estilo, sofisticação e paixão que são aplicados a cada projeto em Borgo Panigale.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments