França: ‘Cheque de Combustível’ para enfrentar a subida de preços

By on 21 Outubro, 2021

A subida em flecha dos combustíveis está a acontecer não apenas em Portugal, mas por toda a Europa. Face a isto, o governo francês está a considerar várias soluções para oferecer um pouco de descanso aos utentes mais afetados.

Se a questão da redução dos impostos sobre a gasolina e o diesel não foi tida em conta, por causa do impacto muito forte nas finanças, é de fato um ‘cheque de combustível’ que deverá surgir, mas sob condições especiais.

Assim como a verificação de energia destinada às residências mais modestas, o executivo montará um dispositivo semelhante aplicado aos combustíveis.

A região de Hauts-de-France já implementou um sistema deste tipo desde 2016, pagando 20 euros por mês a funcionários que cumpram critérios bastante rígidos. Atualmente, o cheque de combustível de Hauts-de-France é concedido aos empregados com contratos permanentes ou a termo certo, de pelo menos um mês, utilizando um veículo particular ou um veículo motorizado de duas rodas na maioria das viagens entre casa e trabalho.

Devem também estar localizados a pelo menos 20 quilómetros do seu local de trabalho, receber um salário inferior a dois salários mínimos e não poder se beneficiar de uma oferta alternativa de transporte público.

O governo garante que não se inspirou neste dispositivo para estabelecer o ‘cheque de combustível’. Este último pode ser concedido, nomeadamente, a pessoas que não trabalhem, como os pais que ficam em casa obrigados a levar os filhos à escola, ou os acompanhantes de uma pessoa com deficiência.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments