Harley-Davidson: Lançamento da Sportster S no dia 13 de Julho

By on 11 Julho, 2021

Depois da Harley-Davidson Pan America ter sido apresentada, a próxima novidade – versão final do protótipo Custom 1250 – será finalmente apresentada no dia 13 de julho de 2021. Chama-se Sportster S e tem uma potência de 121 cavalos no recente motor Revolution Max. 

Os mais recentes documentos de homologação nos EUA, revelaram agora o nome da nova Harley-Davidson. Será designada como Sportster S, com base na sua legítima antecessora. 

No entanto, recordamos que também houve uma longa especulação sobre o termo Nightster. Entre 2007 e 2012, já existia um modelo Sportster com o nome Nightster na gama da HD, mas os direitos desse nome expiraram o final de 2016, e a marca americana registou de novo esse nome no dia 3 de março de 2021. A antiga Nightster, era uma versão 1200 muito compacta e com uma traseiramuito curta, não muito diferente das fotos da Custom 1250 que entretanto temos revelado.

Na verdade, estas novas custom da Harley-Davidson desde há muito que poderiam ser conhecidas. No entanto, o fabricante americano alterou o cronograma de seu modelo novamente, no final de 2020. Em seguida, a Custom 1250 com a data de estreia para 2021, apareceu repentinamente no site da empresa na página “futuros modelos”. Agora, a data de finalmente as conhecermos está marcada para 13 de julho de 2021.

O ‘concept’ Custom 1250 foi apresentado em meados de 2018 como parte do planeamento futuro da Harley-Davidson. Depois veio a crise, a mudança de CEO, um corte na produção e a redução nos custos. Até agora, apenas a Adventure Pan America foi apresentada como um modelo completamente novo para 2021. 

A versão definitiva da 1250 Custom utiliza o novo motor Revolution Max que também impulsiona a Pan América. O V2 a 60 graus com refrigeração líquida, oferece 152 cv e 128 Nm na configuração Pan America, mas também pode ser reduzido em termos de cilindrada e potência. Para a Custom 1250 – que terá o nome Sportster S – os documentos de aprovação também mencionam a cilindrada de 1250cc, mas com valores de potência e torque reduzidos. 

A nova Sportster S deve entregar 121 cv às 7.500 rotações e 125 Nm de binário às 6.000 rpm, mas variantes de menos cilindrada podem chegar mais tarde. Visualmente, a Custom 1250 que apresentamos nas imagens, deverá estar muito próxima do modelo de produção. 

A nova Sportster S vem provavelmente preencher a classe de cilindrada que a Harley deixou com a série Sportster que acabou de ser descontinuada . Como o novo modelo traz muito mais tecnologia e performance, a Harley deve posicionar a Sportster S de maneira diferente do modelo básico da série anterior. 

O novo modelo chega na hora “H”, numa altura em que a procura pelas custom da HD cresce como habitualmente com a chegada do verão. Assim, a partir de 2021, os modelos baseados no novo sistema modular podem preencher a lacuna deixada pela eliminação dos modelos Sportster. 

O lançamento online está marcado para o dia 13 de julho de 2021 e a apresentação é pública, o que significa que basta registar-se na página respectiva do site da HD para assistir à mesma. Fique atento.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments