HARLEY-DAVIDSON XR750 CELEBRA 50 ANOS

By on 17 Abril, 2020

A marca americana comemora os seus mais de 100 anos nos desportos motorizados e o legado da XR750

Este ano o modelo XR750 da Harley-Davidson celebra 50 anos. Durante este meio século a XR750 participou em competições de Flat Track e é adorada por todo o paddock do American Flat Track (AFT) até ao dia de hoje.

Jon Bekefy, diretor geral de Global Brand Marketing da Harley-Davidson, Inc. afirma: “A XR750 é a moto que acumula mais vitórias que qualquer outra na história das pistas da AMA Pro Racing. A empresa aproveita este aniversário para prestar homenagem a todas aquelas pessoas que desenharam, fabricaram e pilotaram durante os seus anos de competição.”

História do lendário modelo Harley-Davidson® XR750

A carreira da Harley-Davidson® XR750 começou em 1970 com Dick O’Brian, diretor da equipa de competição da Harley-Davidson, com o objetivo de substituir a bem-sucedida KR750.

Para a XR750, utilizaram cabeças e cilindros de ferro fundido, um íman em vez de um gerador e uma melhor lubrificação em conjunto com um motor baseado na Harley-Davidson® Sportster.

Em 1972, chegou outro motor, desta vez de alumínio, que aperfeiçoou a XR750 para torná-la na máquina que dominou os trilhos nas décadas seguintes. Prova disso são os 28 dos 37 Grand National Championship da AMA ganhos entre 1972 e 2008. Com este palmarés, a XR750 ganhou o título de “a moto de competição mais bem-sucedida de todos os tempos”.

Além disso, a XR750 tornou-se um ícone na cultura americana graças ao lendário motociclista Evel Knievel, que usou este modelo de 1970 a 1976 para as suas acrobacias e realizou grandes feitos que inspiraram as novas gerações a pilotar.

Comemorar 50 anos na competição, continuando o legado

Em 2020, a equipa da Harley-Davidson Factory Flat Track continuará com a sua tradição de produzir motos estilo Flat Track. A Harley-Davidson® XG750R atualizada, equipada com o motor 750cc Revolution X TM V- Twin com refrigeração a líquido e sistema de injeção com configurações específicas para competição, conta com um motor de produção originalmente projetado para a moto Harley-Davidson Street 750.

Sobre a Harley-Davidson

A Harley-Davidson, Inc. é a “parent company” da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. Desde 1903 que a Harley-Davidson realiza sonhos de liberdade pessoal com uma gama cada vez maior de motos distintas e personalizáveis para além de experiências de condução e acessórios para motos, equipamento de condução e vestuário. A Harley-Davidson Financial Services fornece financiamento, seguros e outros programas para ajudar os motociclistas da Harley-Davidson na estrada. Mais sobre como a Harley-Davidson está a construir a próxima geração de motociclistas em www.harley-davidson.com

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!