Honda CB, CBR, CBX: O que muda nas 500 da ‘asa dourada’ em 2022

By on 14 Outubro, 2021

O trio de motos da Honda com motor de cilindrada de 500 cc e adaptados à licença A2, a CB500F, CBR500R e CB500X, recebem atualizações importantes para 2022, nomeadamente com a nova suspensão Showa SF-BP invertida, um novo braço, rodas mais leves, novos discos dianteiros duplos de 296 mm e uma alteração nas cores e gráficos.

Herdadas dos pesos médios CB650R e CBR650R de quatro cilindros, as novas forquilhas Showa SFF-BP invertidas com barras de 41 mm são os destaques da nova configuração dianteira, oferecendo manuseio aprimorado e qualidade de condução.

Estas agora são combinadas com rodas de alumínio com raios em Y mais leves na CB500F e CBR500R, completadas com novos discos frontais ondulados duplos de 296 mm e pinças Nissin de montagem radial. A CB500X, mais focada na aventura, compartilha as mesmas atualizações de travão e suspensão das suas irmãs, nomedamente com um curso mais longo à frente e uma roda dianteira de 19 polegadas mais leve e maior.

Todas estas três motos divertidas e económicas, apresentam um novo braço oscilante mais leve, mais rígido em rotação, mas mais flexível lateralmente para melhorar o manuseio e o desempenho nas curvas. O potente motor de 500 cc no coração de cada uma ainda produz os 35 kW máximos permitidos para o titular da licença A2, mas para 2022 o motor de dois cilindros paralelo apresenta novas configurações PGM-FI para melhorar ainda mais a sensação de torque e caráter geral.

AS NOVAS CORES

Para 2022, a naked CB500F ganha três novas cores vibrantes: Cinza Pérola Esfumaçado , Cinza Mat Axis Metallic e Amarelo Crepúsculo Pérola , enquanto a desportiva CBR500R estará disponível no novo Mat Gunpowder Black Metallic, também beneficiando de novos gráficos impressionantes para destacar a sua herança das pistas de corrida.

Por último a pequena aventureira CB500X recebe duas novas cores para 2022: Mat Gunpowder Black Metallic e Pearl Organic Green . Todas as três motos também estarão disponíveis no clássico esquema de cores vermelho dos Grandes Prémios da Honda .

Embora as suas dimensões compactas e modos acolhedores tornem o trio de 500 cc da Honda fáceis de gerir, conduzir e aprender, esses mesmos atributos também as tornam num enorme prazer para aqueles que aos subir das 125 para o segmento médio, não desejam apenas cumprir o quotidiano diário mas terem a possibilidade de fazer uma escapadinha no final da semana.

O SUCESSO DAS CB E CBR 500 DESDE 2013

Honda vendeu mais de 106.000 unidades de CBs e CBR em toda a Europa desde o seu lançamento em 2013. Com cada uma a ocupar seu próprio espaço num mundo distinto, a ‘roadster’ CB500F responde por quase metade das vendas, a CBR500R 18% e a aventureira CB500X por 35% do total das vendas.

A pesquisa da Honda de uma amostra representativa de clientes, mostra a amplitude do apelo destas três máquinas em diferentes dados demográficos dos seus condutores. Os números mostram que 45% dos proprietários de CB500F e 37% dos proprietários de CBR500R são novos condutores, com 45% e 60% respectivamente com menos de 34 anos, ilustrando a importancia deste segmento para trazer jovens condutores ao mundo das duas rodas.

Por outro lado, mais de 75% dos proprietários de CB500X são pilotos experientes, com outros 15% tendo sido atraídos para o motociclismo pelo apelo versátil oferecido pela pequena e compacta Adventure com o seu estilo robusto, suspensão de longo curso e posição de pilotagem ereta.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments