Honda desenvolve a nova tecnologia Keep Lane Assist para motos

By on 28 Julho, 2022

O sistema Keep Lane Assist (Assistência na Faixa de Rodagem) é atualmente um recurso amplamente conhecido nos automóveis, tecnologia que a Honda quer trazer para o mundo das duas rodas.

Para quem não sabe como funciona esta tecnologia, convém dizer que nos carros, o recurso de assistência à faixa de rodagem mantêm-no na linha ideal da sua faixa de rodagem, com a ajuda de sensores de radar e cameras. A primeira vez que a experimentámos foi em auto-estrada e deixou-nos uma sensação estranha, pois não é todos os dias que sentimos um recurso eletrónico, a assumir o nosso sistema de direção e a reposicionar o veículo para aquela que é teroricamente a linha ideal. Na prática, as cameras detectam as linhas na estrada para garantir que estejamos sempre na nossa faixa de rodagem e, se o carro estiver a afastar das mesmas, o sistema traz o veículo automaticamente de volta à faixa.

Embora o sistema possa parecer muito sofisticado para motos, a Honda não é a única marca atualmente a trabalhar nesta tecnologia de condução semi-autónoma. A Ducati Multistrada V4 também está equipada com radares que permitem que a moto seja equipada com Adaptive Cruise Control. Além disso, a Yamaha está atualmente a testar uma nova geração da Tracer 9 GT com os mesmos recursos. Mas enquanto a Ducati e a Yamaha estão a instalar o sistema em em motos ‘touring’, a Honda, por outro lado, pretende incluir esta tecnologia em praticamente qualquer tipo de motos.

Segundo as informações que dispomos, o sistema será instalado no ‘T’ de direção da moto numa posição semelhante ao amortecedor de direção. No entanto, neste caso, a haste do amortecedor será substituída por um atuador. No entanto, o atuador não é apenas um motor, mas usa um sensor de torque magnetostritivo para medir o sistema. O motor lerá então a entrada de direção e a ajustará de acordo.

Enquanto isso, a camera irá ler se a moto está a afastar-se da faixa de rodagem, fazendo o sistema regredir a direção da moto de volta à linha ideal. Apesar da complexidade, o sistema foi projetado para ser imperceptível e desativar-se imediatamente após a moto reentrar na linha ideal da faixa de rodagem.

Embora o recurso Lane Keep Assist ainda esteja em desenvolvimento, poderemos ver a nova tecnologia em breve? Possivelmente, a Honda pode mostrar a nova tecnologia na feira EICMA deste ano em Milão.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments