Honda Forza 750 – Todo um mundo novo de sensações!

By on 15 Outubro, 2020

A HONDA FORZA 750 FOI ANUNCIADA OFICIALMENTE PARA 2021. AQUI ESTÃO AS FOTOS OFICIAIS, ESPECIFICAÇÕES E TODOS OS PORMENORES DO NOVO MODELO.

Chega de vídeos, teasers e rumores… Esta é a  nova Honda Forza 750 de 2021, ponto. Uma scooter desportiva que nada tem a temer à concorrência! Até hoje, a Forza 125 e 300 têm tido um sucesso meteórico global, desenvolvendo algo como um culto de seguidores, motociclistas sobretudo urbanos e que fazem da scooter a sua companhia diária e meio de transporte preferido. No próximo ano, porém, a linha Forza ficará muito completa com a 750 a juntar-se a esta gama, alargando o leque de opões.

Não é surpresa ouvir que o motor da Forza é basicamente o mesmo que as atuais Integra e X-ADV. De facto, apresenta a mesma relação de diâmetro e curso, cilindrada e taxa de compressão. A potência, porém, aumentou ligeiramente na Forza 750, subindo de 54cv para 57,7cv com o binário a subir marginalmente para 69 Nm.

Destacando a natureza desportiva desta maxi-scooter está a adição de modos de pilotagem. O modo Standard oferece um ponto médio de equilíbrio entre a entrega de potência do motor, a travagem do motor e o HSTC (controle de tração), com o ABS alto. O Sport proporciona uma entrega de potência do motor e travagem mais agressivas, com baixa intervenção do HSTC e ABS alto. O modo Rain diminui a potência do motor, a entrega de potência e o poder de travagem, com uma atuação forte do HSTC e ABS. O User oferece opções personalizadas de baixa, média, alta entre a potência do motor e a travagem do motor, bem como baixa, média, alta, desligando o HSTC.

Como qualquer um que já tenha conduzido ou tido o motor de 750cc paralelo deve saber, é um motor extremamente frugal. Olhar para os números de economia reivindicados pela Honda e o tamanho do depósito combustível deve significar uma autonomia de 402 quilómetros, não abusando do acelerador, é claro. Mesmo assim… um valor excelente!

Assim como o X-ADV e o Integra, a Forza 750 ganha a transmissão DCT da Honda com seis velocidades. Isto significa que o seu utilizador pilotos pode levá-la em movimento e deixar a moto selecionar as engrenagens, ou passar pelas engrenagens usando os interruptores no guiador.

Agora, no seu décimo primeiro ano de uso nas duas rodas da Honda, o sistema DCT na Forza é um grande avanço em frente face ao que vimos nas primeiras motos com este sistema. Ligado ao acelerador com fly-by-wire, o DCT tem três modo de mudança e um modo User. O nível 1 é o mais relaxado e muda cedo, com o Nível 4 sendo o mais agressivo. O nível 4 verá a moto segurando as rotações por mais tempo e mudando mais cedo de relação.

A Forza 750 vem equipada com a mesma configuração de travagem frontal da X-ADV, o que significa discos duplos e pinças Nissin de quatro pistões de montagem radial, e um sistema ABS de dois canais.

A suspensão vem na forma de garfos de 41mm na frente, e um mono-choque e Pro-link na parte traseira. Ambos não são ajustáveis e oferecem 120 mm de curso.

Controle de voz do smartphone Honda

Incorporado na interface do condutor da Forza 750 e visualizado através da tela TFT de 5 polegadas está o novo sistema de Controle de Voz do Smartphone Honda, que liga o condutor ao seu smartphone enquanto estiver em movimento e permite o gerenciamento de voz de chamadas telefónicas, e-mail, música e navegação. Um auricular montado no capacete é necessário e o smartphone conecta-se ao painel via Bluetooth; o sistema é controlado através do cubo de interruptor esquerdo.

MOTOR
TipoBicilíndrico paralelo, 4 tempos, 8 válvulas, SOHC, arrefecimento por líquido
Cilindrada745 cm³
Diâmetro x Curso77 mm x 80 mm
Relação de compressão10,7 : 1
Potência máxima43,1 kW às 6.750 rpm (35 kW/6.000 rpm)
Binário máximo69 N·m às 4.750 rpm (65/4.000 rpm)
Capacidade de óleo4,0 L
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
AlimentaçãoInjeção eletrónica de combustível PGM-FI
Capacidade do depósito de combustível13,2 Litros
Consumos de combustível3,6 L/100 km
SISTEMA ELÉTRICO
ArranqueElétrico
Capacidade da bateria12 V/11,2 AH
Potência do alternador480 W/5.000 rpm
TRANSMISSÃO
Tipo de embraiagem2 embraiagens hidráulicas húmidas, discos múltiplos
Tipo de caixaCaixa de dupla embraiagem com 6 velocidades
Relação de transmissão finalPor corrente
QUADRO
TipoDiamante; tubos de aço
CICLÍSTICA
Dimensões (C x L x A)2.200 m x 790 mm x 1.485 mm
Distância entre eixos1.580 mm
Ângulo da coluna da direção27°
Eixo de arraste (trail)104 mm
Altura do banco790 mm
Altura ao Solo135 mm
Peso em ordem de marcha235 kg
SUSPENSÃO
DianteiraForquilha USD de 41 mm de φ, curso de 120 mm
TraseiraMono-amortecedor com braço oscilante tipo Pro-Link, 120 mm de deslocamento do eixo
JANTES
DianteiraJantes de raios
TraseiraJantes de raios
Dimensão da Jante Dianteira17M/C x MT3,50
Dimensão da Jante Traseira15M/C x MT4,50
Pneu Dianteiro120/70-R17M/C
Pneu Traseiro160/60-R15M/C
TRAVÕES
Tipo de ABSABS de 2 canais
DianteiraSistema hidráulico, duplo disco de 310 mm, pinças radiais de 4 êmbolos
TraseiraSistema hidráulico, um disco de 240 mm, pinça radial de 1 êmbolo
INSTRUMENTOS E SISTEMA ELÉCTRICO
InstrumentosEcrã TFT a cores de 5 polegadas
Opção de 4 tipos de design
Podem ser selecionadas e apresentadas várias funções
Pode ser acionado pelo interruptor no punho.
Sistema de segurançaSistema Smart Key
FarolLEDs
FarolimLEDs

Galeria de imagens

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments