BMW R 1250 RT 2021 – A infatigável viajante, ainda mais cómoda e segura

By on 16 Outubro, 2020

OTIMIZAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS A BORDO PARA A INCANSÁVEL VIAJANTE DE MUNIQUE, QUE RELANÇA FORTEMENTE A IDEIA DE FAZER LONGAS VIAGENS COM O INCANSÁVEL MOTOR BOXER. VAMOS ENTÃO SABER O QUE MUDA NA NOVA BMW R 1250 RT DE 2021. 

Quem já a conduziu sabe! A BMW RT não é apenas sinónimo de viagens cómodas e confortáveis, e horizontes para descobrir. Com a versão 2021, a BMW promete elevar ainda mais a fasquia, trazendo o projeto para um novo e mais avançado estágio de maturação, graças a novos equipamentos e muitas atualizações. Vamos descobrir juntos o que muda.

SOB O SIGNO DO INCANSÁVEL BOXER

A bordo confirma-se a presença do incansável boxer de 1.254 cc, dotado com a tecnologia ShiftCam (para as válvulas de atuação variável no lado da aspiração), que apesar da homologação do Euro 5 consegue confirmar a potência de 136 CV. Entre os modos de condução de série, surge o inédito “Eco” capaz de incrementar a eficiência dos consumos, uma boa ajuda, especialmente para aqueles que cobrem longas distâncias mas também para aqueles que a utilizam nas sua deslocações diárias.

Também de série encontramos o controle dinâmico de tração (DTC), enquanto como opção estão disponíveis o modo de pilotagem Pro (com opção Dynamic) e o novo controle de torque do motor (MSR). Este último, ajuda a lidar com a segurança em condições de condução que possam levar a uma escassa estabilidade, por exemplo, na parte traseira em bruscas reduções de marcha.

FULL INTEGRAL ABS PRO DE SÉRIE

Outra novidade a bordo da BMW R 1250 RT de 2021 é a presença de série do novo Full Integral ABS Pro. Um sistema de assistência à travagem que – seja qual for a alavanca usada, manete ou ou pedal – distribui a sua ação simultaneamente nos travões dianteiro e traseiro.

Uma tecnologia, que integra tanto a tecnologia do tipo “cornering” (para otimizar a travagem mesmo no piso molhado), quanto a distribuição dinâmica da força de travamento. Opção “Cornering” (Curva), também disponível para o novo projetor full LED; graças ao “Adaptive Turning Light”, de facto, o feixe luminoso do projetor de luz adapta-se à inclinação em curvas, para uma visibilidade sempre ótima, sobretudo à noite.

CRUISE CONTROL ADAPTATIVO (ACC) GERIDO POR SENSOR DE RADAR

Além do Dynamic Cruise Control de série, também está disponível para a nova BMW R 1250 RT, como opção, o interessante Active Cruise Control (ACC). Trata-se na prática de um cruise control adaptativo (muito semelhante ao empregue na nova Ducati Multistrada V4) com controle de distância do veículo à nossa frente (bastante semelhante aos empregue em automóveis) usado em carros) e que recorrendo a sensores de radar, é capaz de manter a distância definida como segura.

Também estão disponíveis como opções a suspensão eletrónica dinâmica ESA “Next Generation”, com compensação de carga totalmente automática, e o Hill Start Control Pro (HSC Pro) com funcionalidade alargada.

UM PAINEL DE INSTRUMENTOS COMO UM TABLET

O novo TFT colorido, que integra a instrumentação, atinge o tamanho notável de 10,25 polegadas. Além das informações padrão normais, e das seleções de sistemas eletrónicos, também oferece navegação cartográfica integrada (é a primeira vez que isto surge numa moto, onde se pode ver um mapa de navegação no painel de instrumentos) e ampla conectividade padrão com o smartphone.

Além disso, a nova opção “Comfort Telephony” está disponível com a conexão estendida do smartphone: o dispositivo pode ser alojado com segurança num compartimento de armazenamento protegido do clima e ventilado por um eletro-ventilador. Além disso, também melhora o sistema de som – um dos prazeres a bordo do RT – com a chegada do sistema de áudio 2.0.

CORES

A carenagem redesenhada refresca o visual da moto e, ao mesmo tempo, melhora a aerodinâmica e o conforto (em termos de proteção): a altura da cúpula foi reduzida para aumentar o campo de visão e conferir um aspeto mais dinâmico e leve à nova R 1250 RT. Além da versão básica em Alpine White 3, a nova R 1250 RT também está disponível nas variantes de cor “Elegance”, “Sport” e “Option 719”.

Galeria de imagens

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments