Honda: Motor da nova Hornet deverá servir outros modelos

By on 26 Setembro, 2022

A nova Hornet da Honda deve ser revelada na Intermot em Colónia, ou no EICMA em Milão. Mas também, há rumores de que a nova naked da Honda, é também a árvore que esconde a floresta, uma vez que três outros modelos estão no ‘estirador’: a Transalp de que já aqui revelámos em testes, a neo retro CB750R Hawk e uma popular moto desportiva CBR750R.

É sabido desde o ano passado que a Honda trará a Hornet de volta à sua gama para 2023. Terá um motor bicilíndrico de 755cc, o qual face às necessidades do mercado, deverá ser elegível para a licença A2 (menos de 95 cv/70 kw) portanto.

Mas, a chegada desta nova Hornet pode significar o abrir de portas de uma nova plataforma na Honda. O investimento relacionado com o design deste novo motor deverá ser recuperado por novos modelos adicionais. Eles seriam em número de três e, obviamente, nem todos serão lançados em 2023.

Foto ActuMoto / Jean-Baptiste Rozain

A plataforma 750 deve também ser empregue na Transalp, no que significa o regresso de um nome emblemático na Honda. Uma trail versátil, adequada para viagens diárias como sair de férias com uma moto relativamente simples e que, esperamos, será exibida a um preço apelativo. O nome Hawk também surgiu recentemente com um conceito de cafe racer baseado na plataforma 1100 DCT (Africa Twin, NT 1100). Um conceito intrigante. Esta possível CB750R Hawk acrescentaria glamour à gama Honda, sobretudo porque não faltam possibilidades de recordar o passado (CB750 K0 que tinha mais 2 cilindros, CB Bol d’Or).

Por último, não é de excluir a possibilidade de vermos uma nova desportiva, uma CBR750R que acrescentaria ou substituiria a CBR650R, com uma cilindrada mítica para a Honda como para todos os fabricantes japoneses. Aqui, novamente, há material para reviver os bons velhos tempos. Não nos esqueçamos que a CBR750RR existiu na Honda, foi o protótipo que foi usado para desenhar a lendária CBR900RR Fireblade que celebra este ano o seu 30º aniversário!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments