Honda revela pormenores sobre o motor da futura Hornet

By on 9 Setembro, 2022

A pouco e pouco, a Honda vai revelando pormenores sobre o conceito da futura Hornet, revelando agora novas informações sobre o seu motor com ‘forte batida’, o que também é um indicativo de que a data de lançamento do novo modelo está cada vez mais próxima.

Na prática, trata-se de uma unidade Unicam totalmente nova, de dois cilindros e 8 válvulas, que com 755cc de cilindrada será capaz de fornecer um binário forte a média rotação, para puro prazer de condução e caráter prático em todas as situações.

Ainda de acordo com a Honda, o ‘coração’ da futura Hornet terá um “troar” distinto e característico (ver vídeo), com origem numa cambota a 270° e ordem de ignição irregular – combinado com uma sonoridade de escape requintada e a condizer com as suas elevadas performances.

Após a revelação dos primeiros esboços de design em maio, a Honda forneceu hoje mais informações sobre o progresso do desenvolvimento do novo conceito Hornet , mostrando claramente que o modelo possui um desempenho robusto a seguir o visual marcante e agressivo que anuncia. O modelo conceito – para o qual um vídeo foi lançado hoje – é alimentado por um novo motor Unicam de 8 válvulas, duplo paralelo de 755 cc, fornecendo 67,5 kW (90,5 cv) a 9.500 rpm e 75 Nm de torque a 7.250 rpm.

Compacto e leve, o motor é fiel à herança do Hornet , com aceleração característica e força empolgante. Juntamente com fortes emoções de alta rotação, o motor possui bastante binário a médios regimes, por forma a fornecer uma aceleração satisfatória a qualquer momento. Além disso, oferece uma sensação de toque especial e um som extremamente excitante, graças à combinação de um intervalo de disparo irregular com a sua cambota a 270º e sistema de escape completamente otimizado.

O líder do projeto de teste é Fuyuki Hosokawa, o mesmo técnico que foi responsável pelo desenvolvimento da versão mais recente da CBR1000RR-R Fireblade. “A Hornet sempre foi uma moto muito especial para a Honda. Desempenho emocionante e viciante sempre foi combinado com manuseio leve e ágil”, disse.

“Antes de iniciar este projeto, pensamos com muito cuidado sobre o tipo de desempenho que queríamos oferecer. Sabíamos que era essencial manter o clássico “soco” de potência do Hornet e, ao mesmo tempo, como uma nova geração do Hornet para os tempos modernos, queríamos que o motor tivesse uma entrega de binário realmente forte e um “batimento cardíaco” satisfatório que fosse perceptível em baixas e médias rotações. O nosso objetivo sempre foi aliar isso a um manuseio o mais ágil e leve possível, para tornar cada passeio – mesmo na cidade – extremamente divertido e satisfatório.”

“Para obter o tipo de desempenho e dirigibilidade que procurávamos, sabíamos que tínhamos que desenvolver um motor de dois cilindros de curso curto totalmente novo com uma cambota de 270°. Isso forneceria não apenas aquele impacto de ponta, mas também torque desportivo a baixos regimes, ideal para dirigir em ambientes urbanos e sair de curvas em estrada aberta.” Conclui o líder de projeto.

Com mais estas informações adicionais, o que fica claro é que lançamento do futuro modelo da Honda está cada vez mais próximo de acontecer.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments