Honda U-GO: A primeira elétrica ‘Low Cost’ japonesa!

By on 23 Agosto, 2021

Uma e-scooter por menos de 1000 euros será possível de encontrar? A resposta é um rotundo sim, mas apenas longe de nós e com um nome facilmente reconhecível. Trata-se da Honda U-GO, um modelo de baixo custo que (infelizmente) não deverá ultrapassar as fronteiras chinesas…

Aos poucos, os veículos elétricos de duas rodas vão ganhando espaço. E ainda que a sua participação no mercado, não passe ainda de uma pequena franja, a verdade é que até os fabricantes mais conhecidos estão cada vez mais interessados ​​na nova forma de mobilidade. 

Por enquanto, na Europa quem quiser mudar para uma scooter elétrica de baixo custo, não poderá ter um modelo Honda (ou de outros grandes fabricantes) entre as suas possíveis escolhas, tendo que ir para uma e-scooter chinesa, da NIU, Super Soco ou outras marcas. Mas esse cenário certamente vai mudar. 

No caso da Honda, embora a PCX elétrica esteja atrasada, a marca japonesa está realmente a entrar no mercado de scooters elétricas urbanas na China, e através da sua subsidiária local Wuyang-Honda, acaba de lançar naquele mercado a e-scooter U-GO, um modelo de muito baixo preço. 

A Honda U-GO é, de acordo com as suas especificações uma scooter elétrica que equivale a um ciclomotor em potência, já que nenhuma das duas variantes em que a U-GO estará disponível ultrapassa os 1,2 kW de potência. O motor elétrico é fabricado pela própria Honda, está alojado no cubo da roda traseira e na versão de menor potência rende 800 W nominais, com potência de pico de 1,2 kW , enquanto o de maior potência sobe para 1,2 kW nominal, com picos de potência até 1,8 kW . As velocidades máximas são 43 e 53 quilómetros por hora, respectivamente.

Ambos os motores são alimentados por uma bateria com capacidade de 1,44 kWh, que pode ser expandida para um módulo duplo para elevar a sua capacidade total para 2,88 kWh. A divisão chinesa da Honda não divulgou um valor de autonomia em relação a uma carga completa, embora seja esperado que com a bateria dupla e o motor elétrico de maior potência esta pequena scooter possa superar facilmente o alcance de 100 quilómetros.

Tanto pela aparência quanto pelas soluções aplicadas, a Honda U-GO parece uma scooter elétrica muito bem conseguida que está na vanguarda do seu segmento, sem cair na ostentação de design ou tecnologia. Prova disso é a sua imagem, limpa e moderna mas discreta, e o seu painel de controlo simples com as informações certas. 

Ao contrário do que costuma acontecer em outras scooters elétricas de pequena dimensão, a U-GO possui um espaço sob o assento com capacidade para 26 litros onde pode ser guardado um capacete integral .

Além disso, a prática U-GO foi lançada na China com um preço de venda demolidor, com a  versão de menor potência a começar em 7.499 Yuans (cerca de 985,05 euros) enquanto a versão com 1,2 kW de potência nominal tem um preço de 7.999 Yuans chineses, o que equivale a 1.050,65 euros. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments