A Kawasaki deu mais um passo na inovação tecnológica ao anunciar a incorporação do controle por comando de voz na sua linha de motos 2025.
Esse avanço, que melhora a experiência do condutor, ao permitir que ele gerencie diversas funções sem tirar as mãos do guiador, já está a ser implementado nas renovadas Z900 , Ninja 1100SX e Versys 1100. No entanto, tudo indica que essa tecnologia não vai parar por aqui e, com o tempo se vai se estender a outros modelos da gama da marca japonesa.
O novo sistema de reconhecimento de voz da Kawasaki foi desenvolvido internamente pela marca e está integrado à plataforma de comando de voz da Cerence , empresa especializada em inteligência artificial aplicada à mobilidade. Graças a essa tecnologia, o utilizador poderá ter acesso a um total de 18 comandos que permitirão fazer chamadas telefónicas, verificar a previsão do tempo, ajustar o volume do sistema de áudio, acessar funções de navegação e monitorizar informações importantes sobre o estado da moto.

O desenvolvimento deste sistema exigiu mais de um ano de trabalho, e um dos principais desafios foi atingir a precisão ideal no reconhecimento de voz em diferentes idiomas e sotaques para se adaptar aos diversos mercados em que a marca está presente. Além disso, como o ruído do vento pode afetar a qualidade do reconhecimento, a Kawasaki recomenda usar essa função preferencialmente em velocidades abaixo de 120 km/h para garantir a sua eficácia.
Com esta adição, a fábrica japonesa reafirma seu compromisso com a inovação tecnológica e a melhoria da experiência de condução, abrindo as portas para um futuro em que as motos serão cada vez mais inteligentes e intuitivas.
