Kawasaki: O estudo encomendado por Akashi para uma futura ADV

By on 23 Agosto, 2021

Kawasaki Adaptive pode até parecer um nome estranho, mas na verdade não o é. Trata-se de um estudo de uma moto Adventure, de média capacidade (800cc), encomendado ao IAAD de Torino, mas que no futuro pode ser a base de uma futura moto japonesa.

Fotos: IAAD, Torino

Há alguns anos, a Kawasaki fez evoluir a vertente tecnológica nas suas motos, seja com a comercialização dos seus motores sobrealimentados nas H2, ou através de projetos como o sistema de condução avançada ADAS da Bosch para futuras produções Akashi, sistemas elétricos e híbridos e a revolucionária Concept J

Mais recentemente, soube-se que em Akashi também parecem particularmente interessados na aplicação de inovações nas suas trail de média cilindrada, um segmento que tem sido alvo de rumores há algum tempo.

Nesse âmbito, o fabricante pediu aos alunos do Instituto de Arte Aplicada e Design (IAAD) de Torino que realizassem um projeto de uma trail de média capacidade com base na inovação tecnológica. A resposta assumiu a forma de um protótipo adaptativo .

Podemos de fato ver neste projeto uma descendente potencial das Versys com um estilo sempre agressivo, mas atualizado e com a iluminação a cargo de modernas luzes de LEDs. 

DUAS VERSÕES: ROAD E DIRT

O estudo do IAAD preconiza duas versões, Road e Dirt. A primeira é apresentada como uma versão puramente de estrada com jantes de 17 polegadas instaladas em pneus de medida 120/70 e 160/60, um écran desportivo escurecido, pneus de estrada e um pequeno spoiler de motor, mantendo um visual claramente inspirado na Kawasaki Versys mas bastante mais moderno.

A outra novidade a ter em conta será o motor de dois cilindros e 800 cm3 que também equiparia a versão Dirt com 115 cv de potência, sendo esta última equipada com suspensões com 185 e 170 mm de curso, uma distância ao solo significativa (199 mm), uma distância entre eixos de 1527 mm e um assento a 870 mm do solo, ligeiramente mais alto que o da atual Versys 1000.  

Por enquanto, a Kawasaki garante que este projeto com a IAAD é apenas educacional e que os conceitos apresentados, não devem algum dia chegar a ser produzidos. O projeto Adaptive, portanto, oficialmente nunca existirá, mas pode muito bem dar ideias em termos de design ou funcionalidade para futuros modelos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments