A KTM poderia lançar uma nova moto de médio porte? Fotos-espia sugerem que a possibilidade é real.
Há alguns dias atrás surgiram fotos de espionagem da futura linha 790 da KTM , que receberia atualizações para os modelos Adventure e Duke. No entanto, com base nessas mesmas fotos vindas da Alemanha, vários veículos de comunicação europeus começaram a notar que o motor poderia não ter essa cilindrada, mas sim um motor menor, de 490 cc.
Para entender melhor este potencial novo produto, vale a pena analisar a atual linha de aventura da KTM. No segmento de entrada, está a 390 Adventure X, projetada como uma moto versátil, pronta tanto para viagens quanto para o uso diário, com capacidades off-road adicionais. Um pouco mais acima na linha, está a 390 Adventure R, que, com a sua roda dianteira de 21 polegadas, está mais próxima do enduro, mantendo a facilidade de pilotagem característica da família.

O próximo degrau na escala é a 790 Adventure, um modelo que, para a maioria dos motociclistas, oferece praticamente tudo o que se poderia desejar numa moto off-road. E para quem busca ainda mais, a KTM oferece a 890 Adventure R, uma máquina com capacidades off-road de alto nível. Com tamanha variedade, parecia que a empresa já havia coberto todas as etapas do segmento. No entanto, as fotos vazadas sugerem uma mudança inesperada.
Assim seria a futura KTM 490 Adventure
A primeira coisa que chama a atenção no protótipo fotografado é o travão dianteiro. Só tem um disco, algo que dificilmente faria sentido numa moto acima dos 400 cc, se pensarmos na potência e no peso. Uma máquina com 100 cavalos e mais de 200 quilos exige uma configuração dupla para garantir segurança e confiança na travagem, pelo que este detalhe levanta suspeitas de que não estamos perante uma 790.
O motor reforça essa ideia. Embora se trate de um bicilíndrico em paralelo, o seu tamanho geral e o dos cárteres parecem claramente mais pequenos do que os de uma 790. O diâmetro do sistema de escape também é demasiado reduzido para um bloco dessa cilindrada. A tudo isto junta-se a ausência do característico depósito com “orelhas caídas” que distingue as 790 e 890 Adventure. Embora possa tratar-se de um protótipo de testes, é difícil imaginar como é que esse design se encaixaria na moto observada.
Com esses elementos em cima da mesa, a hipótese mais sólida é que se trate de uma sucessora da 390, possivelmente batizada como 490 Adventure. A confirmar-se, a moto chegaria mesmo a tempo para rivalizar com modelos que estão prestes a aparecer, como a aguardada BMW F450 GS.
A possível KTM 490 Adventure ganha credibilidade devido à parceria entre a KTM e a CFMoto, que já resultou nas 390 e 790 Adventure. A 450MT da CFMoto pode ter servido de base. As dimensões do motor do protótipo alinham-se mais com esse modelo do que com uma 790.
Será que a vamos ver na EICMA?
















