Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

KTM 890 Duke R: Uma cor refrescante para a ‘Duquesa’

By on 7 Fevereiro, 2022

Desde 2020, a KTM 890 Duke R conseguiu um lugar indiscutível entre as hyper-naked mais arrojadas do segmento médio. O modelo de 2022 surge agora com a nova cor ‘Atlantic Blue’ e quadro laranja, mas tecnicamente a ‘Duquesa’ pouco muda em relação à antecessora.

Dando atenção ao velho ditado de que ‘em equipa vencedora não se mexe’, os engenheiros da marca austríaca não tiveram muito que fazer, aparte uma ligeira atualização no dossier técnico. Mas também não precisariam muito, visto que do ponto de vista técnico, a 890 Duke R  continua a ser uma das naked de médio alcance mais arrojadas e ágeis do mercado.  

A ‘Dukesa’ austríaca, com os seus impressionante 121 cv @ 9250 rpm e 99 Nm @ 7750 rpm de binário máximo, representa todo aquilo que os mais exigentes esperam, tanto num desafiante passeio de fim-de-semana, como durante a semana numa deslocação para o local de trabalho.

Ágil e poderosa

Com uma geometria de direcção bem conseguida e somente 184 quilos anunciados, a 890 Duke R consegue ser rápida como um relâmpago em curva. Por outro lado, graças ao seu desenho de quadro autoportante e suspensão WP APEX ajustável, continua a ser uma moto naked de posicionamento médio sem compromissos, polivalente, mas a oferecer potência e binário superiores a outros motores paralelos do seu segmento.

Outro factor em que a 890 Duke R se distingue é no que se refere ao seu poder de travagem. Duas pinças monobloco Brembo Stylema mordem discos generosos de 320 mm na roda dianteira em combinação com uma bomba Brembo MCS ajustável, levando a ‘Duquesa’ a uma paragem tão rápida quanto precisa a atacar uma curva. Conta para esse efeito com um par de pneus Grippy Michelin Power Cup 2, montados para permitir uma aderência fiável em todos os tipos de alcatrão e em todas as condições climatéricas.

Eletrónica Q.B.

Em termos de ‘feitiçaria electrónica’, a KTM 890 DUKE R utiliza sistemas de curva ABS e MTC (Motorcycle Traction Control), com uma unidade de medição inercial 6D que não só detecta movimentos laterais (roll) para a frente e para trás (pitch) da moto, mas também a rotação da moto sobre o seu eixo vertical (yaw). Isto traduz-se numa gestão abrangente do controlo de tracção, conseguida através da utilização de um sensor de controlo de patinagem das rodas e de um sensor de controlo de ângulo inclinado.

Podemos ainda selecionar 3 modos de condução – Rain, Street, Sport e o modo opcional Track (Pista) que asseguram a total personalização das afinações, com 9 níveis de ajuste do escorregamento do controlo de tracção, activação/desactivação do sistema anti-rotação e ajuste adicional do controlo do acelerador.

O novo conjunto de cores

A maior diferença em relação ao modelo anterior salta facilmente à vista. A 890 Duke R de 2022 vem agora com um acabamento luxuoso de tinta mate. O denominado “Atlantic Blue” combinado com o quadro laranja, faz lembrar as cores assumidas pelo fabricante na KTM RC16 GP e, mais recentemente, na KTM 1290 Super Duke R.

Com este novo visual que corresponde de forma mais fiél ao seu desempenho e carácter, a nova 890 Duke R mais uma vez promete ser uma moto perfeita para as mais variadas aventuras, mas para a qual terá sempre de sucumbir aquela tentação irresistível de conduzir todos os dias, e no maior número de horas possíveis!

A KTM 890 DUKE R 2022 estará disponível nos concessionários autorizados da KTM a partir de Fevereiro de 2022.

Preço: A partir de 13.049,00€ (PVP c/ IVA Incluído)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments