KTM 990 Duke 2023: Rejuvenescida na forma mas fiél ao conceito

By on 20 Abril, 2022

Fotos-espia permitem ver a futura KTM 990 Duke submetido a testes de estrada na Áustria. Parecendo próxima da produção e para ser lançada no mercado em 2023, revela um estilo totalmente novo, contando com um motor de dois cilindros paralelos LC8c maior e mais potente, com pelo menos 130 cv!

A popularidade da KTM tem aumentado substancialmente, desde que a casa de Mattighofen introduziu modelos alimentados pelo seu compacto motor LC8c em 2017. A partir daí, o motor de 790cc cresceu para 889cc antes de a KTM o modernizar para a versão ‘R’, o que também trouxe uma subida de potência de 105 para 119 cavalos. Mas é claro que a KTM não ia parar por aí e agora este motor está pronto a evoluir uma vez mais.

Capturada pela objetiva de um foto-jornalista atento que estava próximo da sede da marca  em Mattighofen, estas imagens não deixam margem para dúvidas que o próximo passo será a evolução para uma naked KTM 990 Duke ainda mais poderosa.

Como o nome correctamente sugere, a KTM 990 Duke será novamente alimentado pelo gémeo paralelo LC8c, mas desta vez com um aumento do diâmetro e curso superiores que aproximam a cilindrada de um motor de litro. E para além de um novo motor, as fotos também indicam um design e estética renovados em comparação com o que conhecemos na atual  geração 890.

Apesar destas grandes mudanças, o motor LC8c que alimenta a próxima 990 Duke deverá ainda manter uma configuração da cambota de 285 graus, o que lhe permitirá ter um intervalo de disparo que equivale a um V-twin de 75 graus. Quanto aos valores de potência, podemos esperar provavelmente mais de 130 cv. Além disso, espera-se também que o Duke 990 surja com uma estrutura nova, mais leve e mais compacta, incluindo diferentes painéis e provavelmente com uma estrutura traseira que também pareça mais exposta do que antes.

Embora os faróis em forma de pilha – que parecem semelhantes aos da Suzuki GSX-S1000 – pareçam bons, é provável que este não seja o aspecto final que a KTM 990 Duke irá assumir.

Por enquanto, mais detalhes e especificações ainda são vagos, mas olhando para o desenvolvimento de modelos anteriores, podemos esperar que a 990 Duke entre ainda este ano em produção, antes de ser apresentada como um modelo de 2023.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments