KTM RC 8C: Pronta para arrasar nas pistas… 128 cv, 140 kg!

By on 20 Julho, 2021

A KTM RC 8C é muito leve (140 quilos a seco), foi construída especificamente para as pistas e emprega o motor LC8c da 890 Duke R acoplado num quadro com componentes de enorme qualidade. Na essência, estamos na presença de uma desportiva tão próxima quanto possível de uma moto de corrida – uma moto muito especial, de edição limitada a cem unidades. 

FOTOS DE RUDI SCHEDL / KTM

Com garras aguçadas para voar baixinho em pista, a KTM RC 8C é uma moto completamente ‘construída à mão’, alimentada por um motor ‘stock’ de alto binário e fácil manutenção… Na sua mira, sim, pode estar o campeonato de Supersport nas SBK!

Pelo seu perfil, confirma-se que nela há muita coisa já testada no protótipo GP2R dos especialistas alemães da Kramer – equipa outrora de grande nome no mundial de SBK — que num belo dia tiveram a feliz ideia de utilizar numa desportiva de pista o motor da KTM 890 Duke.  Porém, a RC 8C vai um pouco mais além… O desenho da carenagem, leve e em fibra de vidro reforçada com Kevlar, inspira-se na silhueta bem conhecida da KTM RC16 de MotoGP. Por baixos das fibras esconde-se o enérgico motor de dois cilindros paralelos LC8c de 889cc. Com distribuição DOHC de 8 válvulas e 128 CV, o pulasante motor austríaco está ancorado no quadro de aço 25CrMo4 (cromomolidénio) reforçado, com suspensões WP Pro Components em cada eixo.

Na frente é utilizada uma forquilha de cartucho fechado com bainhas de 43 mm da WP APEX PRO 7543, feita com recurso a materiais leves e de qualidade.

Desenvolvido com a experiência adquirida pelas várias equipas oficiais da KTM Factory Racing a competir em vários campeonatos internacionais, este garfo é montado no mesmo local onde é construída e mantida a suspensão da KTM RC16 de MotoGP, assegurando o melhor desempenho para os pilotos profissionais.

Esta suspensão dianteira também apresenta uma limitação de curso hidráulico zero, o que significa que os condutores podem controlar as características de amortecimento a todo o momento.

Um amortecedor WP APEX PRO 7746 com ajuste de pré-carga trata do problema na secção traseira, e é facilmente ajustável para se adaptar a todos os pilotos e a quase todas as situações, através de ajustes separados de alta e baixa velocidade de compressão e ressalto.

QUANDO CADA PORMENOR CONTA…

Como se trata de uma moto centrada exclusivamente no uso de pista, cada pormenor foi meticulosamente preparado. Desde o depósito de combustível e painéis de carenagem de extração rápida, até às jantes Dymag muito leves e pneus de pista Pirelli SC1, a KTM RC 8C não deixa dúvidas quanto às suas intenções.

Para fornecer o melhor desempenho possível de travagem, os técnicos de Mattighofen escolheram componentes de competição Brembo, com pinças de travão dianteiras Brembo Stylema a morderem os discos de travão de alumínio totalmente flutuantes de 290 mm. Estas são mantidos no lugar por parafusos de titânio, agindo atrás uma pinça de dois pistões Brembo com um disco totalmente flutuante de 230 mm montado directamente no cubo. 

A KTM RC 8C está também equipada com uma bomba de travão radial Brembo 19RCS Corsa Corta, que apresenta uma série de inovações, com muitas das soluções técnicas adoptadas directamente a partir das bombas radiais utilizadas em MotoGP. Mais significativamente, os pilotos podem adaptar o ‘ponto de mordida’ exactamente onde o querem, através de um selector para este dispositivo localizado no topo da própria bomba de travão.

Para assegurar a recolha e análise de dados, a KTM RC 8C utiliza um painel de bordo AIM MXS 1.2 RACE e um verificador de dados com função GPS integrada. Toda a informação é exibida num ecrã TFT de 5 polegadas com aquisição de dados integrada, que regista continuamente os dados para análise no AIM Race Studio.

DISPONÍVEL A PARTIR DO DIA 22 DE JULHO

A exclusiva KTM RC 8C estará disponível a partir das 16h00 do dia 22 de Julho (quinta-feira). Os seus clientes, para além de receberem a sua KTM RC 8C, terão também a oportunidade de se juntarem à equipa oficial da Red Bull KTM Factory Racing para uma sessão de testes durante um evento único. 

Limitado a apenas 25 clientes, este evento exclusivo oferecerá a oportunidade única de conduzirem ao lado de Dani Pedrosa e Mika Kallio, assim como receber dicas e conselhos deles durante um dia inteiro no Circuito de Jerez. Todos aqueles que optarem por participar nesta experiência de pista impar vão receberão adicionalmente o pack de pista da KTM RC 8C.

Pack de pista

  • 1 Conjunto adicional de jantes Dymag (à frente e atrás)
  • 1 jogo  de discos de travão dianteiros e traseiros
  • Cavaletes de paddock dianteiro e traseiro
  • Mantas de aquecimento dos pneus
  • 1 Tapete personalizado de box. 

Principais características 

  • Edição limitada de 100 unidades para todo o mundo
  • Para uso exclusivo de pista
  • Potência máxima de 128 CV
  • Peso a seco de 140 kg e relação potência/peso próxima de 1 : 1
  • Escape de corridas Akrapovič com silenciador de titânio
  • Filtro de ar e carcaça do filtro de competição
  • Quadro de aço 25CrMo4 feito à medida
  • Suspensões WP APEX PRO (garfo e amortecedor)
  • Discos de travão Racing Brembo
  • Rodas Dymag 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments