Leaf D05: Na diferença está o seu segredo!

By on 25 Agosto, 2021

A nova proposta elétrica da Leaf Energy – a D05 com três rodas e equilíbrio pendular – combina o design de uma scooter, a configuração de um triciclo com duas rodas à frente, e o desempenho de um ciclomotor. 

A D05 é o novo veículo elétrico da Leaf Energy, uma startup americana que já possui algumas bicicletas e scooters elétricas inovadoras, e esta nova proposta não fica muito atrás em termos de design e funcionalidade. Trata-se de um triciclo elétrico inverso, com duas rodas no eixo dianteiro e um sistema de auto balanceamento que permite grande manobrabilidade. A potência é comparável à de um ciclomotor elétrico, devido à sua velocidade limitada a 40 km/h, tendo um alcance aproximado de 70 km .

O quadro de alumínio sobre o qual este triciclo reverso é configurado, tem suspensões independentes nas duas rodas dianteiras, permitindo que se incline nas curvas – complementado por um mecanismo de auto balanceamento que nivela o veículo e dispensa a necessidade de colocar os pés no chão ao parar. Além disso, se a estacionarmos numa subida ou descida, uma chave permite travar as rodas dianteiras.

A D05 tem um motor elétrico fornecido pela Bosch que gera uma potência máxima de 1,2 kW e um binário de 128 Nm. A velocidade máxima anunciada é de 40 km/h. Em condições normais, a bateria removível de 1,25 kWh com células LG ou Panasonic, permite um alcance de 72,5 quilómetros com cada carga.

Segundo a Leaf Energy, o sistema de travagem é composto por discos e pinças em cada uma das rodas, que são accionados por um sistema hidráulico e que geram “1,5 vezes mais força de travagem do que uma scooter de duas rodas”. Também tem o sistema de recuperação de energia que permite recuperar parte da energia que se perde durante as travagens e desacelerações.

A D05 possui ainda iluminação LED adaptativa com farol dianteiro e farol traseiro, também LED, que funciona como luz piloto e de travagem. Ao centro do guiador encontra-se um ecrã LCD retroiluminado que incorpora Bluetooth, o que permite ligar um telemóvel à scooter tendo para isso à frente uma porta USB. A lista de acessórios inclui malas, uma capa de chuva ou um cadeado para evitar roubos.

A Leaf Energy lançou a D05 através da plataforma online Indiegogo onde pode ser adquirida.

Mais informações AQUI

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments