Lightning Tachyon Nb: Feita com Nióbio para bater o recorde de Max Biaggi

By on 10 Outubro, 2022

Parece a moto do Batman, mas não é. Trata-se sim de uma caça-recordes elétrica feita com nióbio para ultrapassar os 400 km/ h.

O lago salgado de Bonneville Salt Flats, nos Estados Unidos, tornou-se célebre no mundo das motos e não só, por servir de palco para os maiores recordes terrestres realizados no planeta. A empresa de motos elétricas Lightning Motorcycles, uniu-se à empresa brasileira CBMM para conceber a elétricas mais rápida do mundo.

Batizada com o aparente ‘estranho’ nome de Tachyon Nb, tentará bater o recorde de velocidade que Max Biaggi estabeleceu com a sua Voxan Wattman. No momento, sabemos que atinge facilmente velocidades de 400 km/h, embora isso deve ser melhorado se quiser destronar os 455.737 km/h que o piloto italiano estabeleceu.

A Lightning Motorcycles criou a Tachyon Nb com o objetivo claro de estabelecer um novo recorde terrestre para motos elétricas e para isso associou-se à empresa brasileira CBMM, especializada em Nióbio (símbolo químico Nb, daí o seu nome), um metal raro e inusitado que será utilizado como reforço de parte do quadro, motor e discos de travão.

Além de tentar ultrapassar a velocidade máxima estabelecida por uma moto elétrica,esta associação de empresas busca criar soluções para o futuro no mundo das duas rodas, podendo aplicar em novos modelos que a própria Lightning Motorcycles pode vir a fabricar.

A propósito do nome desta moto elétrica, este deriva de uma hipótese desenvolvida por cientistas na década de 1960 que estudavam uma partícula com potencial para ultrapassar a velocidade da luz e chegar à lua em menos de 1 segundo. Uma partícula que foi chamada de táquion e que, como podemos ver, serviu de inspiração.

Para atingir esses números, a Lightning usará como base uma Lightning LS-218, uma moto elétrica que na sua configuração de estrada atinge uma potência de 200 CV e uma velocidade máxima de 350 km/h. Para fazer isso, retiraram tudo o que é essencial para a moto elétrica e a vestiram com uma carenagem de fibra de carbono ultraleve. Este tem a forma de uma gota para que o coeficiente de arrasto não seja alto, e se possa mover muito mais rápido.

O quadro e braço oscilante também foram reforçados para suportar as exigências do teste usando, como dissemos anteriormente, uma liga de aço com nióbio. O nióbio é um metal macio que tem a capacidade de conferir alta resistência a este tipo de ligas por conter uma densidade muito baixa. Com isso pode-se obter a mesma resistência estrutural mas utilizando menos material, o que reduz consideravelmente o peso da moto.

Teremos que esperar ainda algum tempo para saber se este veículo consegue quebrar o recorde anterior estabelecido por Biaggi, já que os testes no lago salgado de Bonneville tiveram que ser cancelados devido ao mau tempo que está a assolar os Estados Unidos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments