MAG lança vídeo a promover a condução ‘amigável’

By on 20 Junho, 2021

Se há bons exemplos de como os motociclistas se preocupam com a segurança, este é um deles. Em Inglaterra, o MAG e o National Young Riders Forum, lançaram um novo vídeo sobre segurança rodoviária, exortando todos os utilizadores das estradas – automobilistas, motociclistas e ciclísticas – a praticarem uma condução ‘amigável’… Será possível?’

Um dos muitos benefícios de andar de moto é a capacidade de ‘filtrar’ o tráfego. A filtragem, não apenas economiza tempo durante o trajeto, como reduz o congestionamento na estrada e ajuda a reduzir as emissões. É positiva, portanto! O fato é que no Reino Unido (e não só), alguns condutores ainda vêem a passagem de motos entre carros como um incómodo –  provavelmente porque não a entendem, apenas a vêm pelo lado negativo, não percebendo que ajuda a todos.  

Para tentar combater isso, o Grupo de Ação em Motos (MAG) financiou um novo vídeo de segurança e consciencialização, com o objetivo melhorar o entendimento entre todos os condutores, procurando com isso melhorar a segurança.

Antes do vídeo ser realizado, o Fórum ‘National Young Riders’ (NYRF) encomendou um estudo sobre a segurança de jovens condutores. Pesquisadores da Agilysis, entrevistaram jovens de 16 a 24 anos como parte do referido estudo, do qual resultou isto: maioritariamente, os jovens gostaria que os automobilistas tivessem estivessem mais cientes de que a passagem entre carros é uma manobra legal.

Heidi Duffy, promotora da NYRF, comentou a propósito: “Houve uma mensagem clara dos jovens condutores. Eles querem sentir-se apoiados, e com o financiamento da Fundação MAG a este vídeo, conseguimos cumprir esse objetivo. Nele temos o prazer de produzir uma mensagem de segurança que apresenta os aspectos positivos da condução, em vez dos aspectos negativos.”

5 Conselhos para ‘filtrar’ em segurança

Mudanças baixas

Parece uma tortura na sela de algumas motos, mas passar entre os carros em marcha lenta é uma boa ideia, com a 1ª ou 2ª engrenada é o ideal. Sim, sabemos que é difícil, mas tente e irá mais seguro. Na scooter bastará abrandar desacelerando e travando até uma velocidade baixa.  

Buzinar ou não?

Parece incómodo para os outros mas muitas vezes é necessário um ligeiro toque no botão do claxon, sobretudo para automobilistas que seguem distraídos, seja ao telemóvel (sabemos que são muitos), a escutar uma boa música, porque a criança quer sair da cadeirinha, ou que simplesmente seguem em amena cavaqueira distraídos. 

Ruído do motor

Com o motor a reduzir para uma marcha baixa, as rotações sobem no motor e tornam a moto mais audível pela parte de outros condutores; nas scooters esse efeito será menor obviamente, mas há sempre a possibilidade de sinais de luzes, claxon… dando o aviso que está a chegar a outros condutores.

Aceleração

Filtrar não é apenas detectar problemas antes que eles aconteçam – você também pode ter que se prevenir de um problema. E a melhor maneira de fazer isso, é seguir com a moto com o binário em carga, pronto para qualquer eventualidade – sempre também com um ou dois dedos prontos a acionar o travão. 

Não reaja, responda

Pode soar como um estado zen de wokeness, mas é uma frase bem conhecida usada por pessoas que devem tomar decisões de vida ou morte em fração de segundo a cada dois segundos – os pilotos de caça. Imaginando que é supreendido por um acidente à sua frente, não terá tempo de pensar muito, uma hesitação ou uma decisão incorreta ao ocorrido poderá significar a diferença entre a vida e a morte. 

Posto isto, pense muito bem antes de filtrar entre o trânsito.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments