MOTO GUZZI V85 TT – UMA “CLASSIC ENDURO” segundo a marca.

By on 21 Setembro, 2018

Apresentada no Salão EICMA em Milão no ano passado, a Moto Guzzi V85TT marcava o regresso da marca ao segmento das motos de todo o terreno, às aventureiras de grande cilindrada, mas sem perder o espírito clássico característico de toda a gama e reforçando o mesmo, quer pelas suas linhas quer pela sua decoração, esse sentimento revivalista designado pela marca como “Classic Enduro”

Engane-se porém quem pense que a nova Moto Guzzi V85TT é uma moto antiquada pois de acordo com a firma italiana a V85TT está repleta de tecnologia moderna e actual . Inclui controle de tração e ABS, que actuam dependendo do modo de motor selecionado, com opção entre Road, Rain e Off-Road.

A V85TT monta um painel TFT a cores onde se pode controlar toda a informação com uma leitura rápida e clara da velocidade, rotações, nível de combustível, velocidade engatada, temperatura e também as funções de cruise control. Para além do referido o painel concentra também todas a s funcionalidades incluídas no sistema multimedia via Bluetooth.

O motor da V85 utiliza a base do V9 mas é um motor totalmente novo. No seu interior foi drásticamente diminuído o peso dos seus elementos até 30% menos. Uma nova cambota e pistons mais curtos contribuirão para essa realidade. O sistema de arrefecimento do motor monta uma bomda de óleo interior e permite prescindir do radiador de óleo. O motor continua a montar apenas 2 válvulas por cilindro mas houve um melhoramento substancial na concepção das árvores de cames que combinado com as novas válvulas de titãnio e um corpo de acelerador com 52mm fazem o motor debitar uns respeitáveis 78 hp.

Houve também uma evolução notável na suavidade da caixa, realidade que não se verificava no motor por exemplo das V9, e inclui agora sincronização da 1ª velocidade. A transmissão continua a ser por veio que no caso da V85 é 70mm mais longo que o da V7.

A V85 vem obviamente preparada para off-road, com um chassis reforçado e com suspensões de curso longo que permitem dotá-la de uma distância ao solo razoável, mantendo no entanto o assento a uma altura contida. A V85 monta rodas de 19” na frente e 17” atrás, com jantes raiadas que necessitam no entanto câmaras de ar.

A moto Guzzi V85 é uma das poucas Maxi Trail que mantêm o tradicional arrefecimento a ar mas refere que a mesma será também compatível com o Euro5 muito em breve. A versão definitiva será certamente apresentada nos próximos Salões internacionais mas só está prevista estar disponível nos concessionários da marca no primeiro trimestre de 2019.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!