A Ducati volta a elevar a fasquia das Turismo Aventura
Com a última edição da Ducati World Première 2026 (aqui o link para ver o vídeo), o fabricante de Borgo Panigale apresentou a nova Multistrada V4 Rally, que na sua versão 2026 se torna ainda mais globetrotter.

A Multistrada V4 Rally é a companheira ideal para viajar longas distâncias, graças ao depósito de 30 litros, à suspensão Adaptive DSS EVO com mais curso, ao excelente conforto e à capacidade de enfrentar qualquer terreno.
É ainda mais versátil, segura e gratificante de conduzir, graças a Automatic Lowering Device, pivô do braço oscilante elevado, disco traseiro de grandes dimensões e um conjunto eletrónico de última geração.

O Motor Granturismo V4 de 170 cv, com cambota contra-rotativa e uma curva de binário particularmente linear, dá resposta suave e progressiva a qualquer regime.
Máxima tranquilidade ao viajar graças à excelente fiabilidade, garantia de 4 anos e os programas 4EVER Ducati e Assistência em Viagem, apoiados por uma rede de mais de 800 concessionários oficiais Ducati em 90 países em todo o mundo.
Esta nova Rally é o resultado de anos de desenvolvimento da família Multistrada V4, o modelo com o qual a Ducati introduziu em estreia no segmento um motor V4 derivado do MotoGP, com cambota contra-rotativa, juntamente com sistemas de radar como o Adaptive Cruise Control e o Blind Spot Detection.

As novas decorações, em Jade Green com jantes douradas e Ducati Red com depósito de combustível de alumínio escovado, tornam a nova Multistrada V4 Rally imediatamente reconhecível. Um visual distinto que realça ainda mais as suas características técnicas, complementadas pelo novo chassis e soluções eletrónicas que melhoram a sua versatilidade, segurança e desempenho.
O Forward Collision Warning antecipa potenciais impactos frontais, o novo Automatic Lowering Device baixa a moto para facilitar o contacto dos pés com o solo e as estratégias avançadas para o ABS Electronic Combined Braking System e a Suspensão semi-ativa Adaptive Ducati Skyhook EVO são agora ainda mais eficazes na gestão de qualquer situação e estilo de condução.
O resultado é uma moto que se sente perfeitamente em casa nos passos de montanha mais desafiantes, estradas de terra ou autoestradas rápidas e fluídas ao redor do mundo. A companheira ideal para aqueles que querem levar a exploração mais longe com o máximo conforto e segurança, sem sacrificar o prazer de condução típico da Ducati.
Como toda a família Multistrada V4, a Rally oferece excelente performance, grande fiabilidade e baixos custos de utilização, com intervalos de manutenção e ajuste de válvulas a cada 60.000 km e mudança de óleo a cada 15.000 km, ou 24 meses.
Além disso, como todas as Multistradas, a V4 Rally foi concebida para permitir que os Ducatistas viajem sem fronteiras, mas com total tranquilidade graças aos programas 4EVER Ducati e Roadside Assistance. O primeiro oferece uma garantia de quilometragem ilimitada de 4 anos*. O programa Roadside Assistance acrescenta assistência em viagem, transporte para condutor e passageiro, um veículo de substituição e alojamento num hotel de quatro estrelas à garantia de série em caso de ocorrência de problemas durante o período de cobertura.

Em casa em qualquer estrada
Fazendo jus ao seu nome, a Multistrada V4 Rally é uma moto que melhora ainda mais a sua capacidade de enfrentar qualquer estrada, especialmente as não pavimentadas. No modelo V4 Rally 2026, a suspensão semiativa com curso longo (200 mm) é gerida por uma estratégia evoluída Adaptive DSS (Ducati Skyhook Suspension) EVO com a introdução de novas funções capazes de elevar mais uma vez a fasquia do conforto e a eficácia.
A Multistrada V4 Rally, de facto, confirma e evolui a função de suspensão autonivelante, que garante uma configuração constante independentemente da configuração do condutor, passageiro e bagagem, mantendo assim as características do veículo. No entanto, o condutor pode agora ajustar a resposta da suspensão mesmo em movimento, independentemente do Modo de Condução selecionado, para um maior conforto durante uma condução descontraída ou mais apoio e feedback ao enfrentar as curvas de uma estrada de montanha. Além disso, o sistema Adaptative DSS EVO é capaz de compreender as características do percurso a ser percorrido e o estilo de condução do condutor a qualquer momento e ajustar a calibração hidráulica da suspensão para garantir o melhor controlo ou conforto possíveis em todos os momentos.

Com a introdução do algoritmo DVO (Ducati Vehicle Observer), a Multistrada V4 Rally também monta controlos eletrónicos que podem operar com maior precisão. Este recurso estima com mais precisão a posição da moto no espaço e sua massa total, simulando a entrada de 70 sensores que complementam os dados fornecidos pela plataforma inercial. O Ducati Vehicle Observer, desenvolvido pela Ducati Corse em MotoGP, refina as estratégias ABS Cornering e o Ducati Wheelie Control (DWC).
Além disso, o Sistema Eletrónico de Travagem Combinada, que pode ser desligado e que apresenta estratégias e funções melhoradas graças ao DVO, modula a ação dos travões dianteiro e traseiro para garantir sempre o desempenho ideal, agora também baseado na carga. Além da estratégia dianteira-traseira, que gere o travão traseiro mesmo quando apenas a manete do travão dianteira é premida, a Multistrada V4 Rally 2026 agora monta uma estratégia de trás para frente, que também ativa o travão dianteiro quando apenas o pedal de travão traseiro é acionado. Esta estratégia, introduzida na Multistrada V4 2025, foi otimizada para o chassis da Rally e refinada na sua ação, reduzindo o afundar da moto durante a travagem com melhorias para o conforto, especialmente quando usada a dois.
Segurança e tecnologia
Na Multistrada V4 Rally 2026, o conjunto de radares introduzido com o primeiro modelo V4 de 2021 é complementado pela função Forward Collision Warning (FCW), que alerta o piloto de possíveis colisões com um veículo à frente com um pop-up no painel de instrumentos.
A Multistrada V4 Rally 2026 também oferece ao condutor uma visibilidade melhorada durante a condução noturna, com as Ducati Cornering Lights, que são mais eficazes na iluminação da estrada quando inclinada, e um conjunto de faróis otimizado para reduzir o cone de sombra à frente da roda dianteira. Além disso, a nova função Coming Home permite-lhe deixar os mínimos ligados durante alguns segundos depois de desligar a ignição, facilitando a abertura da porta da garagem quando regressa a casa no escuro. A Ducati Brake Light, que ativa um flash de alta frequência da luz de travão traseira durante uma desaceleração forte e repentina, aumenta a visibilidade da moto para quem circula atrás. Por fim, a opção de montar o farol traseiro de nevoeiro acessório aumenta a segurança em dias com pouca visibilidade.
A nova Multistrada V4 Rally é mais fácil de guiar quando se manobra num arranque e a baixas velocidades, graças à introdução do Automatic Lowering Device, agora equipado com uma estratégia diferenciada para condução em estrada e fora de estrada. A moto “baixa” rápida e automaticamente quando as velocidades descem abaixo dos 10 km/h. Quando o condutor acelera, ultrapassando os 50 km/h em estrada ou os 20 km/h fora de estrada, a moto regressa automaticamente à sua altura normal de condução. O sistema funciona automaticamente ou pode ser desativado pelo condutor.
O painel de instrumentos TFT a cores de 6,5 polegadas foi atualizado no seu interface de utilizador, oferecendo um controlo de suspensão mais eficiente e versátil. O sistema mantém naturalmente a funcionalidade de navegação por mapas, graças à aplicação Ducati Connect, que também suporta a utilização do telemóvel para atender chamadas ou ouvir música quando se utiliza um capacete equipado com um sistema de intercomunicador. Está disponível um novo interface, mais intuitivo, para selecionar o nível de aquecimento dos punhos e do assento opcional.

Confortável para condutor e passageiro
A Multistrada V4 Rally é a moto ideal para andar acompanhado e foi desenhada para maximizar o conforto tanto para o condutor como para o passageiro. Em comparação com a Multistrada V4, o vidro para-brisas é 40 mm mais largo e 20 mm mais alto e oferece uma maior proteção. A posição dos suportes das malas laterais foi projetada para permitir um espaço mais amplo para as pernas do passageiro, que também desfruta de maior apoio e uma sensação de robustez superior do top case, graças a um novo suporte fundido. Além disso, graças à disponibilidade de diferentes alturas de assento para piloto e passageiro e um kit de suspensão rebaixado, a Multistrada V4 Rally pode ser personalizada para se adequar a qualquer configuração de condução a dois.
Adicionalmente, para tornar mais simples a carga e descarga das malas laterais e facilitar qualquer manutenção em viagens longas mais longe de casa, o descanso central, foi evoluído no seu design para facilitar ainda mais a elevação da moto e vem montado de série. Da mesma forma, para aumentar ainda mais o conforto, os punhos aquecidos são agora também de série e ajustáveis em cinco níveis de temperatura.
Motor e chassis
O motor V4 Granturismo de 1.158 cc entrega 170 cv (125 kW) às 10.750 rpm e 121 Nm (12,3 kgm) às 8.750 rpm, com uma curva de binário particularmente linear para garantir uma resposta suave e progressiva em todas as rotações do motor. O desempenho deste motor, combinado com o seu peso total de apenas 66,7 kg, permite ao V4 Granturismo confirmar a sua posição como referência na sua categoria em termos de potência e leveza. Estes números são combinados com soluções técnicas sofisticadas, como uma cambota contra-rotativa, derivada da experiência da Ducati Corse em MotoGP, que trabalha “contra” a inércia giroscópica das rodas, bem como curvas de binário dedicadas individualmente para cada relação de caixa, para combinar uma entrega de potência suave em baixas rotações, binário robusto a médias rotações e potência nas rotações mais altas. Além disso, o V4 Granturismo apresenta uma estratégia alargada de desativação dos cilindros traseiros, que mantém o banco de cilindros traseiro desativado depois de uma paragem e a baixas rotações, beneficiando o consumo de combustível e as emissões.

Na Multistrada V4 Rally, o motor é assistido pelo novo Ducati Quick Shift (DQS) 2.0. Este sistema utiliza uma estratégia baseada exclusivamente no sensor de posição angular do pedal de mudanças da caixa de velocidades, permitindo a utilização de um pedal sem microinterruptores, oferecendo ao condutor uma sensação mais direta e com um curso mais curto.
Em termos de chassis, a Multistrada V4 Rally mantém o seu quadro monocoque de alumínio leve e compacto, com um duplo braço oscilante em alumínio fundido montado num pivô reposicionado numa posição mais alta, que aumenta o efeito anti-afundamento da suspensão para uma condução mais precisa e eficaz, mesmo com a moto totalmente carregada. Para o mesmo efeito, o sistema de travagem foi atualizado com um disco de travão traseiro maior de 280 mm.
A Multistrada V4 Rally é oferecida exclusivamente com rodas raiadas leves e sem câmara de ar que contribuem para melhorar o desempenho dinâmico da moto. Estão equipadas de série com um sensor TPMS que mostra a pressão dos pneus no painel de instrumentos.

Diferentes Versões
A nova Ducati Multistrada V4 Rally está disponível em três versões de equipamento diferentes: Radar, equipada com Adaptive Cruise Control, Blind Spot Detection e Forward Collision Warning; Adventure Travel & Radar, que adiciona a malas laterais de alumínio e bancos aquecidos para condutor e passageiro, e a Full Adventure, que completa este pack com um silenciador Akrapovic homologado para a estrada e um guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono.
Acessórios e Apparel
Para além do equipamento de série líder na sua classe, a Multistrada V4 Rally também apresenta uma vasta gama de acessórios. Além de vários bancos, para ir de encontro às necessidades ergonómicas do condutor e passageiro, há uma série de opções de para-brisas e, claro, soluções de bagagem, pensadas quer para o depósito de combustível quer para o suporte traseiro – uma top case ou uma mala não rígida – para aqueles que desejarem melhorar ainda mais as capacidades turísticas da Multistrada V4 Rally.
As malas laterais de alumínio, disponíveis como acessórios e de série nas versões Adventure Travel & Radar e Full Adventure, apresentam agora um fecho de três posições. Isto permite que as malas sejam abertas e fechadas sem o uso da chave, mesmo quando retiradas da moto, aumentando assim o seu lado prático e a versatilidade.
A Ducati também concebeu especificamente várias peças de vestuário para beneficiar plenamente das capacidades turísticas da Multistrada V4 Rally. O equipamento Tour Summer, por exemplo, possui grandes zonas de ventilação, mangas removíveis e três camadas independentes, incluindo um revestimento térmico e uma membrana impermeável, para conforto em todas as condições climatéricas. Ou o equipamento Strada C5 feito de um tecido elástico confortável e durável com proteção térmica modular, graças a uma membrana interna em Gore-Tex® removível e um blusão interior que também pode ser usado de forma independente quando a moto estiver estacionada.
Disponibilidade e Cores
As entregas da Multistrada V4 Rally 2026 começam na Europa em novembro de 2025 e janeiro de 2026.
A Ducati Multistrada V4 Rally 2026 está disponível em dois esquemas de cores: Ducati Red/Brushed Aluminium com rodas de raios pretas e Jade Green/Brushed Aluminium com rodas de raios douradas, ambas com o depósito de combustível de alumínio escovado.
- Quando disponível – consulte a sua rede de concessionários para obter mais informações
Multistrada V4 Rally – Principais características de série
Motor Ducati V4 Granturismo de 1.158 cc com ajuste da folga de válvulas a cada 60.000 km e desativação prolongada dos cilindros traseiros
Quadro monocoque de alumínio, subquadro tubular de aço e duplo braço oscilante em alumínio
Suspensão Adaptive Ducati Skyhook Suspension (DSS) EVO da Marzocchi; suspensão eletrónica semiativa com função de Autonivelamento, Automatic Lowering Device e função Easy Lift. Curso de 200 mm dianteiro e traseiro
Novo Modo de Suspensão com estratégias avançadas da Adaptive DSS EVO
Rodas de raios de 120/70-19″ e 170/60-17″ com pneus Pirelli SCORPION™ Trail II
Sistema de travagem Bosch-Brembo ABS 10.3ME Cornering com nova estratégia traseira-dianteira
Discos frontais de 330 mm de diâmetro com pinças radiais Brembo Stylema® de 4 pistões
Disco traseiro maior de 280 mm
Dianteira com mais proteção, com para-brisas aumentado em 20 mm na altura e 40 mm na largura. Defletores com as extremidades aerodinâmicas modificadas para uma maior proteção do condutor e do passageiro
Poisa pés do condutor em aço microfundido de perfil mais largo e pronunciado para utilização fora de estrada e inserção de borracha amovível. Poisa pés do passageiro com inserção de borracha maior para reduzir as vibrações transmitidas
Farol dianteiro Full LED de eficiência melhorada com DRL, função Coming Home e Ducati Cornering Lights (DCL) para maior eficiência
Painel de instrumentos com ecrã TFT a cores de 6,5″
Unidade de Medição por Inércia (IMU) Bosch
4 Power Modes
5 Modos de Condução (Sport, Touring, Urban, Enduro, Wet)
Ducati Wheelie Control (DWC) DVO
Ducati Traction Control (DTC)
Engine Brake Control (EBC)
Arranque sem chave
Ducati Connect com aplicações de navegação para telemóvel, música e mapas
Ducati Quick Shift (DQS) 2.0
Sistema de radar com Adaptive Cruise Control, Blind Spot Detection, Forward Collision Warning
Vehicle Hold Control (VHC)
Descanso central redesenhado para facilitar a elevação da moto
Versões
Radar (radar frontal/traseiro)
Adventure Travel & Radar (radar dianteiro/traseiro, malas laterais de alumínio, assento aquecido)
Full Adventure (radar dianteiro/traseiro, malas laterais de alumínio, banco aquecido, silenciador Akrapovic, guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono)