Nova Peugeot XP400 ‘23: Atenção ao contra-ataque do Leão

By on 25 Novembro, 2022

A adoção do novo logótipo do leão, recentemente introduzido na gama automóvel, foi um primeiro sinal de  uma nova dinâmica e de novas ambições na Peugeot Motocycles. Fiquem atentos a esta nova XP400 muito agressiva, que pretende ir no encalce da Honda X-ADV.

A Peugeot Motocycles tem a sua principal unidade fabril em Mandeure, nas profundezas rurais da Alsácia, onde além de se comerem bons bifes, sairam as primeiras motos de sempre francesas no início do século passado. Foi lá também que pela primeira vez na vida conduzi uma scooter elétrica e que vi um Peugeot 205 movido por baterias. Agora, também sai dessa fábrica a scooter mais premium até à data e também a mais ambiciosa, fabricada em França.

Especialista em automóveis, a Peugeot inspirou-se logicamente na “tendência e sucesso dos veículos SUV” para a nova XP400. Na prática, estamos na presença  de uma scooter multifuncional que adota pela primeira vez uma assinatura visual característica com o seu farol de LED equipado nas laterais com DRL, figura de proa de uma linha na encruzilhada entre o espírito urbano e o espírito aventureiro, não muito diferente de uma certa Honda X-ADV 750.

A nova XP400 é alimentada por um monocilíndrico de 400 cc com 36,7 cavalos de potência declarados para 38 Nm de binário máximo, contando para travar este potencial com discos duplos de 295 mm à frente. As rodas, de 17 e 15 polegadas, calçam uns pneus Pirelli Scorpion Rally que nos sugerem que a XP400 é capaz de aventurar-se no off-road. Os aspectos práticos também não foram esquecidos, contando com um painel TFT de 5 polegadas conectado, um sistema de partida sem chave, uma tela ajustável, protetores de mãos e uma tomada USB, além de um espaço sob o assento com capacidade para acomodar um capacete integral.

Uma versão GT com bolha fumada, suspensões mais sofisticadas e aros raiados também estão no catálogo do fabricante francês que hoje – como muitos outros do planetaTerra – conta com financiamento chinês!

O peso total da XP400 é de 231 kg, abaixo dos 236 quilos da  Honda X-ADV 750, que certamente pesa 236 kg totalmente abastecido, mas com um motor bicilíndrico de 750 cc.

A entrega desta scooter estilo ‘Peugeot 3008’ está prevista para o final do primeiro trimestre de 2023. Do lado do preço, a Peugeot ainda não comunicou oficialmente mas, de fornte segura, sabemos que esta novidade deverá rondar os 8.300€… portanto muito mais acessível do que a scooter japonesa do maior fabricante mundial de motos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments