Nova Yamaha TMAX 560: nada menos do que MAX

By on 4 Novembro, 2019

Duas décadas no topo da classe das scooters desportivas

Lançada em 2001, a TMAX é a scooter desportiva mais bem-sucedida de sempre. Este modelo icónico revelou-se um sucesso imediato junto de clientes exigentes que se preocupam com o estilo e que pretendem a comodidade, a funcionalidade e o estatuto de uma maxi scooter de elevada qualidade com a performance e o potencial para as viagens longas com a velocidade de uma moto.

A TMAX tem vindo a ser constantemente desenvolvida e melhorada, e este compromisso em oferecer aos clientes o melhor em termos de design e tecnologia permitiu garantir a sua permanência no topo da lista do mercado desde 2001, ano após ano. Atualmente na 6.ª geração, já foram vendidas mais de 275 000 unidades deste icónico veículo, o que o torna um dos modelos da Yamaha mais vendidos na Europa.

Para 2020, a Yamaha apresenta o modelo mais desportivo e mais potente dos seus 20 anos de história no segmento de scooters desportivas. Com um motor de maior capacidade e um design de carenagem mais dinâmico e agressivo, a nova TMAX eleva a performance a um nível superior.

Novas TMAX e TMAX Tech MAX de 2020: mais rápidas, mais desportivas e mais dinâmicas

Esta icónica scooter desportiva estará disponível em duas versões: TMAX e TMAX Tech MAX, ambas concebidas para reforçar ainda mais o estatuto do modelo junto dos proprietários atuais e, atrair novos clientes dos segmentos das maxi scooter e scooter.

A nova máquina reverencia o design icónico da marca e foi concebida com o ADN desportivo da gama MAX que fez desta máquina um sucesso. Impulsionada por um motor mais potente, de 560 cc e com um design de carenagem mais agressivo, juntamente com definições de suspensão reformuladas, a TMAX e a TMAX Tech MAX de 2020 representam uma maior evolução desta espécie dominante.

Mais rápida, mais suave, mais elegante e mais dinâmica, a TMAX é uma sucessora digna, enquanto a nova TMAX Tech MAX totalmente equipada é fornecida com o máximo das especificações, destinando-se a clientes que pretendem a scooter desportiva topo de gama.

Novo motor de 560 cc com maior capacidade e potência

Em 2020, a nova TMAX terá uma performance bastante superior, com a inclusão de um motor mais potente, de 2 cilindros e 560 cc, equipado com novos pistões forjados leves em alumínio e bielas redesenhadas. O aumento da capacidade cúbica foi obtido através da expansão da dimensão do diâmetro em 2 mm para 70 mm e, apesar do seu aumento de 6% em centímetros cúbicos, as peças oscilantes do novo motor pesam apenas mais 1% do que as anteriores.

Aceleração mais forte

Os valores de potência do novo motor de 560 cc revelam um aumento significativo da potência e do binário em todas as rotações, proporcionando uma performance muito mais forte e um carácter mais desportivo. Os engenheiros da Yamaha aumentaram a potência máxima em 3,5% e o binário máximo em 6%, e estes valores resultam numa aceleração muito mais forte em todas as rotações.

Melhor acessibilidade ao solo

Sendo o conforto e a comodidade dos passageiros as principais prioridades, os designers da Yamaha fizeram várias melhorias significativas nesta área para 2020. A secção traseira tem um novo design e é mais estreita, proporcionando uma ergonomia melhorada para o passageiro e facilitando o subir e descer da TMAX. A secção traseira redesenhada e os novos painéis da carenagem também proporcionam um melhor acesso aos poisa pés, para que o passageiro possa desfrutar de uma viagem mais tranquila e agradável.

Boa performance ecológica

Para uma boa performance ecológica, o novo motor concebido em conformidade com a norma EU5 inclui uma câmara de combustão remodelada, e ao mesmo tempo que a abertura das válvulas de admissão e de escape foi melhorada, foram incluídas válvulas de entrada de maior dimensão, de 27 mm. O novo injetor de 12 orifícios foi deslocado para uma posição na parte inferior do tubo de entrada e injeta agora as gotículas de combustível diretamente para a parte traseira da válvula de admissão, para uma melhor eficiência da combustão. Para emissões reduzidas, o sistema de escape 2 em 1 em curva ascendente está equipado com conversores catalíticos dianteiros e traseiros que utilizam componentes em platina e ródio. 

Qualidade de condução melhorada

Uma das principais caraterísticas que contribui para melhorar a qualidade de condução geral é a nova correia CVT, que oferece uma maior capacidade de transmissão. As caraterísticas gerais da relação de redução e de mudanças automáticas também foram alteradas, a fim de proporcionar o equivalente a uma transmissão superior a determinadas rotações, o que garante uma sensação mais suave e maior conforto numa típica viagem a velocidade de cruzeiro. A transmissão reformulada também contribui para a aceleração mais forte do novo modelo.

Som de escape aperfeiçoado

O som do motor tem um papel importante na experiência geral de condução e, para 2020, os sistemas de admissão e de escape foram novamente aperfeiçoados para reproduzirem o tom certo. Com o seu intervalo de ignição de 360 graus, a TMAX já é reconhecida pelo seu som nítido e puro e, ao utilizar o Kanno Hyoka caraterístico da Yamaha – verdadeiros testes sensoriais humanos – o som do novo motor foi afinado de modo a alcançar um tom mais agradável e harmonioso.

A mais leve, mais suave e mais compacta da sua classe

Com uma cambota de 360 graus com um mecanismo de veio de equilíbrio de pistão alternativo horizontalmente oposto situado entre os dois cilindros, o motor TMAX é um dos mais leves, mais suaves e mais compactos da classe de maxi scooters. Este design de baixas vibrações é utilizado como um elemento absolutamente acentuado da estrutura para se conseguir um quadro mais rígido e desportivo, e o seu reduzido tamanho físico liberta mais espaço para uma maior capacidade de arrumação.

A configuração compacta e plana deste inovador motor também garante um centro de gravidade baixo, que contribui significativamente para a condução ágil e leve da TMAX. É o melhor de todos os designs a todos os níveis e, com um historial que fala por si.

D-MODE de 2 níveis

A tecnologia de controlo eletrónico Yamaha D-MODE permite ajustar instantaneamente os modos de funcionamento do motor para otimizar o controlo e a performance em diferentes situações. Este sistema de 2 níveis funciona em associação com o YCC-T (controlo eletrónico de aceleração Yamaha) e proporciona ao condutor a opção de mudar para uma potência de fluxo mais fácil e mais suave para a condução na cidade. A seleção do modo mais desportivo permite que os condutores desfrutem da performance excecional proporcionada pelo novo motor de 560 cc, com maior capacidade, para uma aceleração emocionante em estradas abertas.

Ignição sem chave Smart Key

O sistema sem chave “Smart Key” da Yamaha permite que os utilizadores da TMAX liguem o motor, destranquem o banco e outros compartimentos e bloqueiem ou libertem o descanso central quando tiverem consigo a Smart Key.

Afinações da suspensão otimizadas

A TMAX foi uma das primeiras scooters a adotar um design de quadro tipo moto, no qual as funções do motor e da suspensão foram totalmente separadas. Ao montar o motor firmemente no quadro como elemento principal, os designers da Yamaha criaram a primeira scooter desportiva genuína a oferecer qualidades de condução tipo moto, um design que continua a ser um sucesso nos dias de hoje.

Para estar à altura da performance superior do motor, a nova TMAX beneficia de afinações otimizadas das suspensões dianteira e traseira focadas na obtenção de uma condução ágil e leve, juntamente com um excelente conforto, uma forte tração e uma sensação de confiança e estabilidade.

A nova TMAX está equipada com a suspensão mais sofisticada da classe das scooters desportivas e inclui forquilhas dianteiras invertidas de 41 mm com um acabamento em preto de elevada qualidade. Estas longas forquilhas tipo moto proporcionam uma excelente aderência à estrada com uma direção precisa, oferecendo uma performance e conforto excecionais dentro e fora da cidade. A traseira é uma das mais impressionantes da sua classe e é composta por um sistema de suspensão traseira monocross de tipo “link” que, em termos de design e de performance, pode equiparar-se a alguns dos sistemas avançados instalados nas motos de grande capacidade da Yamaha.

Com o leve quadro duplo em alumínio fundido, esta configuração líder na sua classe proporciona excelentes níveis de rigidez do quadro, para uma performance de condução tipo moto ágil e precisa.

Design da carenagem mais estreito e mais desportivo

O processo de evolução é evidente no novo design da carenagem da nova TMAX que, embora se mantenha fiel ao visual icónico desta gama, também exibe uma série de novas caraterísticas e detalhes muito importantes que lhe conferem uma presença mais agressiva e um caráter mais desportivo.

Apesar de ter sido continuamente desenvolvido e melhorado ao longo de 20 anos com novas e sofisticadas tecnologias de quadro e motor, o ADN original da TMAX continua presente e esta forte identidade familiar é uma das principais atrações tanto para novos clientes como para os clientes habituais. 

Para 2020, praticamente todo o painel principal da carenagem, à exceção de algumas zonas inferiores, sofreu alterações subtis mas importantes. Os designers da Yamaha respeitaram as proporções originais da scooter, que refletem uma forte atitude direcional face à estrada e, ao mesmo tempo, conseguiram um visual mais ágil.

A carenagem lateral exclusiva de estilo “boomerang” tem sido um elemento chave de todas as TMAX fabricadas desde sempre e, para 2020, o seu design foi ainda mais aprimorado; os novos painéis frontais complementam o boomerang remodelado e as carenagens laterais mais dinâmicas e mais estreitas proporcionam ao modelo de 2020 uma atitude mais imponente que reflete o seu estatuto icónico.

Novo farolim traseiro em forma de “T” e novos indicadores de direção em LED

Uma importante caraterística que contribui significativamente para o visual mais dinâmico desta scooter desportiva líder na sua classe são os novos indicadores de direção dianteiros em LED, totalmente integrados nos painéis remodelados. Perfeitamente integrados na nova carenagem, os leves indicadores de direção em LED conferem um visual muito mais elegante, desportivo e ágil, e chamam a atenção para o design contemporâneo deste modelo em constante evolução.

A carenagem maravilhosamente remodelada é complementada por uma traseira totalmente nova, composta por muitos novos elementos de design inspirados nas motos Hyper Naked e Supersport da Yamaha. O ponto central é um farolim traseiro LED em forma de “T” totalmente novo que confere a este modelo da 7.a geração um estilo exclusivo que transforma todo o visual da TMAX quando vista de trás. As novas carenagens laterais acentuam o estilo mais arrojado e transmitem uma sensação de leveza e espírito atlético; a nova traseira mais estreita projeta um aspeto desportivo e mais ágil que reflete as especificações de nível superior e a performance melhorada do novo modelo de 2020.

Grande espaço de armazenamento

A TMAX está equipada com um grande espaço de armazenamento iluminado por baixo do banco que permite colocar 1 capacete integral ou 2 capacetes abertos. O compartimento com fecho e à prova de água também é perfeito para transportar uma pasta ou outros objetos pessoais.

Painel de instrumentos TFT de um só tom

O painel de instrumentos TFT de um só tom inclui um velocímetro no lado esquerdo com um conta-rotações à direita e o visor central inclui um conta-quilómetros, dois conta-quilómetros parciais, o indicador do consumo de combustível atual e indicador de temperatura exterior. Inclui ainda luzes indicadoras do TCS e do D-MODE.

Sistema de bloqueio do descanso central

Para maior proteção e segurança, a TMAX está equipada com um sistema de bloqueio do descanso central. Este evita que o descanso central seja rebatido sem a Smart Key, ajudando a dissuadir os ladrões e a manter a estabilidade do veículo estacionado, mesmo se acidentalmente empurrado para a frente.

Alterações de detalhes para 2020

Outras melhorias ao nível do motor para 2020 incluem um sistema de refrigeração reformulado e um radiador de maior capacidade com condutas de ar com um novo design, assim como um novo tensor de corrente silencioso em resina de plástico. O sistema de controlo de tração (TCS) foi aperfeiçoado para proporcionar uma melhor sensação quando acionado e um novo material de tubo de escape de alta resistência permite a utilização de paredes 20% mais finas.

CARATERÍSTICAS PRINCIPAIS DA TMAX

  • Motor de 560 cc com maior capacidade e potência
  • Aceleração mais forte
  • Menos poluente – em conformidade com a norma EU5
  • Qualidade de condução melhorada
  • Som de escape aperfeiçoado
  • Configuração do motor mais leve, mais suave e mais compacta
  • Melhor acesso ao solo para o passageiro
  • Carta de motociclos de categoria A2
  • D-Mode de 2 níveis
  • Ignição sem chave Smart Key
  • Afinações da suspensão otimizadas
  • Novo design agressivo da carenagem
  • Novo farolim traseiro em LED e novos indicadores de direção dianteiros em LED
  • Quadro duplo em alumínio fundido
  • Grande espaço de armazenamento iluminado – 1 capacete integral ou 2 capacetes abertos
  • Painel de instrumentos TFT de um só tom
  • Sistema de bloqueio do descanso central
  • Poisa pés em alumínio

TMAX Tech MAX de 2020 – A verdadeira scooter desportiva

A Yamaha está plenamente empenhada em oferecer uma gama de scooters desportivas líder na sua classe que desafia continuamente os limites e ultrapassa as expetativas mais elevadas dos clientes. Alimentada por um motor de 560 cc de maior capacidade que proporciona uma aceleração mais rápida e com um novo design dinâmico e ágil da carenagem, a TMAX de 2020 é a scooter desportiva com a melhor performance, oferecendo a velocidade e manobrabilidade de uma moto, uma versatilidade notável e fácil utilização.

Haverá sempre quem procure ainda mais exclusividade e, a pensar nesses clientes, a Yamaha apresenta a TMAX Tech MAX. Concebida para motociclistas que valorizam realmente a tecnologia avançada, o design inovador e a qualidade excecional, a TMAX Tech MAX totalmente equipada é a verdadeira scooter desportiva.

Equipada com o mais elevado nível de especificações de qualquer modelo no segmento de scooters desportivas, a TMAX Tech MAX destina-se a motociclistas que pretendem o melhor em termos de performance, estatuto, manobrabilidade, qualidade de condução e funcionalidade.

MyTMAX Connect para total conetividade e controlo

A TMAX Tech Max não só oferece o mais elevado nível de especificações com a melhor performance, mas também garante que o motociclista mantém sempre total conetividade e controlo através da aplicação MyTMAX Connect. Esta exclusiva aplicação para dispositivos móveis proporciona a todos os pilotos da TMAX Tech MAX o acesso total a um sistema de localização por GPS que oferece maior segurança e tranquilidade.

A MyTMAX Connect inclui também uma função de perímetro virtual e de relatório de viagem, bem como um alerta de velocidade, função de piscas e alerta de bateria fraca. Esta conetividade total é uma caraterística única que proporciona ao proprietário da TMAX Tech MAX um elevado nível de controlo sobre a segurança da sua scooter desportiva, além de lhe permitir aceder a um leque de outras informações úteis através do telemóvel.

Elevado nível de especificações de série

Além de toda a tecnologia avançada presente na TMAX, a TMAX Tech MAX de qualidade superior está também equipada com uma vasta gama de caraterísticas exclusivas que visam melhorar a experiência de condução geral. O vidroajustável eletronicamente permite ao motociclista selecionar a melhor posição em segundos e obter a configuração mais confortável e adequada às condições.

controlo da velocidade de cruzeiro também está incluído de série na TMAX Tech Max, uma caraterística particularmente útil em viagens mais longas que também pode ajudar o motociclista a respeitar os limites de velocidade existentes. Atualmente, esta é a única scooter desportiva equipada com esta funcionalidade.

O frio do vento pode afetar as mãos mesmo em dias amenos e os proprietários da TMAX Tech Max irão apreciar os punhos aquecidos e o banco aquecido que tornam cada viagem um pouco mais confortável e relaxante.

suspensão traseira é ajustável neste modelo de qualidade superior, permitindo que os motociclistas ajustem a moto em função das diferentes cargas e condições de condução. Além disso, o interior de alta qualidade reforça a superioridade do visual e a sensação deste modelo topo de gama. As suspensões dianteiras deste modelo exclusivo também possuem um acabamento especial em dourado.

Cores especiais

A TMAX Tech MAX está disponível num novo acabamento Tech Kamo, bem como em Sword Grey. O Tech Kamo é exclusivo deste modelo superior e destaca ainda mais o seu estatuto de verdadeira scooter desportiva.

CARATERÍSTICAS ADICIONAIS DA TMAX Tech MAX

  • MyTMAX Connect para total conetividade
  • Vidro elétrico
  • Controlo da velocidade de cruzeiro
  • Punhos aquecidos
  • Banco aquecido
  • Suspensão traseira regulável
  • Interior de qualidade superior
  • Forquilhas douradas
  • Opção de cor Tech Kamo exclusiva

Preço e disponibilidade

A TMAX e a TMAX Tech MAX estarão disponíveis nos concessionários Yamaha a partir de dezembro de 2019. Contacte o representante Yamaha do seu país para obter informações mais detalhadas sobre o preço de venda local.

Cores

TMAX: Icon Grey e Sword Grey

TMAX Tech MAX : Tech Kamo Sword Grey

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!