O inverno chegou! 8 Dicas para preparar a sua moto

By on 21 Janeiro, 2018

 

Bom, uma vez que você usa a sua moto nos meses de inverno, já agora vale a pena investir algum tempo na sua preparação, o que poderá evitar algumas situações menos simpáticas, em condições mais adversas.

Vamos ao que interessa:

1-Pneus

Verifique o seu estado de desgaste. Em chuva e piso escorregadio, o estado dos pneus é primordial. Em caso de duvida coloque pneus novos, poderá voltar a usar os antigos quando chegar o verão. Verifique sempre a sua pressão, pois com temperaturas baixas a pressão será menor.

Também pode colocar a hipótese de adquirir pneus específicos para inverno. Algumas marcas dispõe deste tipo de pneus na sua gama.

2-Faça uma revisão geral –Mude o óleo e o filtro de óleo, é menos uma coisa com que terá que se preocupar. Aliás as revisões são para cumprir seja de inverno ou seja primavera…com o motor não brinca, pois falta de óleo paga-se caro..Não esquecer de verificar os travões, eventualmente substituir as pastilhas e controlar eventual corrosão nas pinças. Lubrifique o cabo de embraiagem.

 

 

3- Liquido de refrigeração -Verifique o estado e o nivel do liquido de refrigeração, ou melhor ainda substitua totalmente o liquido escolhendo um que aguente baixas temperaturas, caso viva em locais de muito frio. O liquido de refrigeração deve ser simultaneamente anticongelante.

 

4- Verifique a bateria – Esta vai ser sujeita a maior esforço durante o inverno, com noites mais longas e temperaturas mais baixas. Se a sua bateria já for velha considere comprar uma nova.

Limpe bem os terminais de contacto e assegure que estão correctamente ligados e de forma segura. Para os proteger poderá cobri-los com uma ligeira camada de vaselina.

 

5-Verifique todo o sistema eléctrico, assegurando que não tem cabos descarnados ou fichas estragadas. Controle o funcionamento de todas as luzes, farol dianteiro (médios e máximos) e as luzes traseiras, presença e stop, assim como os quatro piscas. Nunca se esqueça que a sua principal segurança está em garantir que é visto pelos carros em seu redor..Luzes em condições é obrigatório para um inverno em segurança! Verifique também todos os manómetros e que a sua iluminação interior funciona.

Mantenha sempre consigo lâmpadas e fusíveis de substituição.

 

6- Carregador Inteligente – Considere a hipótese de comprar um carregador inteligente de bateria. É uma boa pratica que lhe garante que a bateria está sempre na carga ideal, e que não vai ter surpresas nas suas deslocações.

 

7- “Isole” a moto, para evitar a corrosão. A agua da estrada vai penetrar e instalar-se em todos os componentes, sejam plásticos, ou metálicos, e a ferrugem vai começar a aparecer. Existem produtos específicos para se aplicar no inicio da época inverno, e que podem ajudar a manter a sua moto em perfeito estado, mesmo que a utilize nas mais desfavoráveis condições.

 

8-Lave regularmente a moto, evitando a acumulação mais acentuada de sujidade. A agua da chuva virá sempre bem carregada de lama que ao secar prejudicará o funcionamento dos vários sistemas e componentes. Não se esqueça que numa moto, toda a mecânica está muito mais exposta. Lave a moto frequentemente e aplique todos os produtos de protecção que lhe permitirão garantir que a sua moto não envelhece.

 

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments