Parceira da BMW, a TVS está a desenvolver scooters a hidrogénio

By on 30 Setembro, 2022

Os modelos BMW G 310 são fabricados na TVS na Índia, e a TVS também assumiu a marca inglesa de motos Norton. Contúdo, o mais recente desenvolvimento da TVS concentra-se numa scooter movida a célula de combustível.

A scooter elétrica iQube da TVS, que já pode ser encomendada na Índia, ainda é bastante nova. As entregas da versão top iQube ST, que rodará a velocidades superiores a 80 km/h e terá autonomia de até 145 quilómetros, estavam programadas para começar em 2022.

O próximo avanço aparentemente, será uma versão de célula de combustível, que está a ser  desenvolvida atualmente na TVS. Grande vantagem da tecnologia de célula de combustível: o hidrogénio é reabastecido em poucos minutos, como acontecia anteriormente com a gasolina, o que significa que as baterias não precisam ser carregadas durante horas. Um arranjo comparativamente simples dos componentes pode ser visto num desenho de patente: dois depósitos para as pilhas de hidrogénio estão quase na vertical sob o guiador (201), cobertos pelo revestimento de plástico, e a célula de combustível é mais horizontal sob o assento (202). Há também uma pequena bateria para a eletrónica de bordo e para amortecer a eletricidade gerada eletroquimicamente, bem como um motor elétrico próximo à roda traseira.

As especificações de desenvolvimento estão em andamento, mas o problema maior é que é preciso criar uma rede de postos de abastecimento de hidrogénio. Além disso, deve ser esclarecido como o hidrogénio é gerado, se é uma solução “verde”, ou seja, sustentável que não apenas reduz as emissões de CO2 localmente, mas também pode ser convincente na análise geral. Nada foi confirmado oficialmente ainda, mas o fornecedor alemão Bosch também pode estar envolvido nestes desenvolvimentos. Este ano, a Bosch está a comemorar o 100º aniversário das suas atividades na Índia, produz localmente e também é fornecedora de várias marcas de duas rodas fabricados na Índia.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments