ST2 Systems, a segurança ‘inteligente’ para motos

By on 8 Agosto, 2022

Não é raro – sucedem até com certa frequência – embates violentos de carros contra motos que desaceleraram subitamente, resultando em acidentes graves para a integridade do motociclista. A pensar nisso, a ST2 Systems desenvolveu dois módulos eletrónicos bastante eficientes.

Ambos os equipamentos da ST2 Systems são dirigidos a motociclistas experientes, iniciante ou apenas um utilizadores ocasionais da moto, porque na verdade ninguém está livre de se esquecer de ligar/desligar um ‘pisca’, ou mesmo de travar demasiado tarde face a algo imprevisto que surja na estrada, como por exemplo o atravessamento de peões ou um semáforo que subitamente ficou vermelho.

Mudanças de direção

O ST2 Turn System é um pequeno dispositivo eletrónico e o primeiro módulo de sinal de mudança de direção com autocancelamento inteligente que cancela os seus sinais de mudança de direção após cada curva, mudança de faixa ou saída de uma rotunda.

Este módulo detecta através de sensores cada movimento com a moto e cancela o sinal de mudança de direção no momento certo. Isso acontece quando acaba de sair de uma rotunda, mas também detecta mudanças de faixa ou depois de sair de curva. Além disso, permite o controle manual do sistema. Por exemplo, imagine que tem de fazer uma mudança de direção na estrada para o sentido inverso ao que circulava e se esqueceu de desligar o pisca.

Automaticamente, o ST2 Turn System vai desligar-lhe o pisca, sem ter de recorrer aos comandos da moto, o que também sucede após  uma mudança de faixa como tantas vezes sucede em auto-estrada, sem correr o risco de sofrer um embate de trás de algum automobilista distraído.

O ST2 Turn System processa  300 elementos de dados por segundo sobre a inclinação, direção, aceleração e vibrações da moto. A tecnologia de última geração e o algoritmo avançado são capazes de detectar todas as manobras para cancelar os sinais de direção de acordo com as regras da estrada. O sistema utiliza 4 sensores de grande precisão, um minicomputador de bordo com microprocessador para interpretar os dados e decidir se uma curva foi concluída.

A mais recente tecnologia usada no ST2 Turn System não apenas tornará a sua condução mais segura, mas também permitirá que se concentre mais no trânsito e na própria condução – o que quer dizer que poderá concentrar-se na estrada, sem a necessidade de recorrer ao comando de desligar o pisca. Evita-se assim o risco de acidente devido a sinalização incorreta, pois os indicadores de direção serão desligados automaticamente após cada manobra. Além disso, fica protegido de algum condutor de carro distraído.

Provavelmente, pode já ter visto as luzes intermitentes de uma moto ao reduzir subitamente de velocidade. Isto acontece muito em motos desportivas de maior ciindrada e não é simples questão de estilo, mas um sistema de segurança para proteger o motociclista. A luz intemitente activa-se quando a velocidade diminui devido ao travão-motor, a uma redução subita de marcha. Convém também esclarecer que este sistema já existe em algumas motos de série.  

Detector de desaceleração

O ST2 Brake Module é um pequeno dispositivo eletrónico que age sobre a luz de stop detecta quando a moto está em desaceleração por meio do travão-motor ou redução de marcha e ativa a luz de travão. Pode escolher entre 2 modos de operação do módulo: PULSANTE e FIXO.

Na prática, este módulo usa um acelerómetro e sensores de detecção de movimento, combinados com um algoritmo que permite detectar a travagem do motor ou redução de marcha. É um sistema inteligente que não interfere na operação real da luz de stop. Simplesmente detecta quando a moto está a desacelerar e aciona a luz de travão nas situações em que o condutor não aplicou o travão.

O fabricante assegura que todos este dispositivos estão de acordo com a normativa MK2 2021 (Make Two) com algoritmos atualizados e feitos de polímeros resistentes ao calor e intempéries . Os dispositivos são legais para estrada e homologados. São adaptados a multiplos modelos, mas deve consultar o site da ST Systems afim de confirmar se podem ser adaptados á sua moto. Pode consutar o site https://st2-systems.com/ ou enviar um

email para [email protected] para confirmar a compatibilidade.

Ambos os módulos têm garantia de 2 anos e têm homologações aprovadas de acordo com o fabricante, que assegura no seu site online a entrega rápida do equipamento.

MAIS INFORMAÇÃO AQUI

ESPECIFICAÇÕES DOS MÓDULOS

  • Dimensões da unidade: 32x32x45 mm
  • Peso unitário: 155 g
  • Carcaça: Poliamida reforçada de grau automotivo
  • Fonte de alimentação: 12 VDC
  • Consumo: 250 mW
  • Comprimento do cabo: 50 cm
  • Não esgota a bateria
  • Proteção contra choques elétricos
  • Não afeta a eletrónica da moto
  • Produto projetado e fabricado na UE
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments