Superbike Twente Delta-XE: 300 km/h em modo 100% elétrico

By on 15 Junho, 2021

A cada ano, a equipa de alunos da Electric Superbike Twent, em Enschede, na Holanda , embarca no projeto e na produção de uma moto desportiva totalmente elétrica.

E a cada ano a equipa muda, com novos alunos a trazerem novas ideias para melhorar a performance da moto, com o objetivo de um dia oferecer uma moto 100% elétrica capaz de rodar tão rápida quanto uma moto de MotoGP e pronta para o MotoE .

Depois da Liion-GP, Eclipse-GP e Apex-RS, agora foi a vez de ser apresentada a Delta-XE pela Electric Superbike Twente para a temporada 2020/2021. Apesar das difíceis condições sanitárias, os estudantes das universidades de Twente e Saxion conseguiram deixar pronta a sua moto dentro do prazo.

A Delta-XE tem como base o motor elétrico desenvolvido no ano passado, no entanto, aprimorado para aumentar a potência de 150 para 200 cavalos e permitir que alcance os 0 a 100 km / h em apenas 3 segundos, com uma velocidade máxima de 300 km/h. O motor também oferece 170 Nm de torque para o motor e 800 Nm para a roda traseira.

Com 220 quilos, a máquina mantém o mesmo peso do ano passado, mas desta vez adota uma bateria maior de 13,5 kWh que sozinha pesa 80 kg. A moto também adota um plugue CCS para simplificar a recarga.

E uma vez que mais potência e mais energia significam também mais calor, o sistema de refrigeração também foi aprimorado para evitar o sobreaquecimento da moto.

Do lado da moto, a Delta-XE nada tem a invejar a uma superbike atual, uma vez que é baseada numa estrutura de treliça de aço e um braço oscilante de alumínio feito por Bakker Framebouw, um garfo Öhlins com reforços de carbono, um amortecedor traseiro Öhlins TTX GP fornecido pela Ten Kate Racing, pinças radiais HEL de 4 pistões, aros Marchesini e PVM ou a guarnição Suter MMX 500.

Infelizmente, devido à pandemia, a maioria dos eventos de motos foram cancelados na Holanda. Mas a Delta-XE deve entrar em pista em setembro – numa altura em que se formará uma nova equipa para dar continuidade ao projeto.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments