A Suzuki revelou hoje dois novos modelos neo-retro como estreia mundial: a GSX-8T e a GSX-8TT.
Projetadas no Suzuki European Style Center, na sede da Suzuki Itália em Turim, seguindo o conceito de ” Retro Spirit, Next Generation Performance ” , essas duas motos combinam linhas clássicas com elementos modernos, inspirando-se em modelos lendários do passado. O seu design neo-retro lembra a famosa T500 Titan produzida pela Suzuki Motor Corporation desde 1967, o primeiro modelo importado para a Itália a partir de 1970. A letra ‘T’ lembra a T500 apelidada de ” Titan ” , que inspirou todo o projeto estilístico.

Para a 8TT, o segundo ‘T’ representa o conceito de ” Timeless ” , uma expressão do design atemporal que a distingue. Difere da GSX-8T pelo para-brisa inspirado na lendária moto dos anos 80: a Suzuki GS1000 em configuração de corrida usada no campeonato americano AMA. A duplicação do T, portanto, destaca o renascimento dessas linhas vintage num estilo contemporâneo.

Clássicos Instantâneos Autênticos

Como reinterpretações modernas da T500 Titan e GS1000, as novas Suzuki GSX-8T e GSX-8TT estão posicionadas no segmento Neo Retro. A Suzuki não refaz simplesmente as formas do passado, mas as revisita combinando charme clássico, estilo contemporâneo e tecnologia atual. O resultado final é um design sofisticado com um caráter nostálgico, acabamentos de qualidade e desempenho de alto nível, tornando a GSX-8T e a GSX-8TT autênticos clássicos instantâneos.
As origens

O design da GSX-8T e da GSX-8TT é inspirado na T500 “Titan”, retrabalhando as características estilísticas do passado, alternando linhas tensas com traços mais suaves. As linhas arredondadas do espaçoso depósito de 16,5 litros lembram a T500, proporcionando um estilo retro e, ao mesmo tempo, uma aderência segura e estável nos joelhos. As carenagens apresentam o emblema GSX-8, inspirado na bola de bilhar com o número 8, e o brasão da SUZUKI esculpido em 3D.

A moldura circular do farol possui um acabamento metálico que lembra os típicos conjuntos de faróis das motos Suzuki dos anos 60 e 70. O elemento horizontal que o atravessa adiciona modernidade à assinatura luminosa, juntamente com os indicadores de direção compactos em LED. A mesma tecnologia também é utilizada na lanterna traseira, visível em todas as condições. Outro diferencial da GSX-8T e da GSX-8TT são os primeiros espelhos retrovisores de guiador oferecidos pela Suzuki, que combinam um visual vintage com funcionalidade refinada. Posicionados nas extremidades do guiador, eles reduzem a interferência com o corpo do piloto e melhoram a visibilidade traseira.
O assento retrátil da GSX-8T apresenta um perfil retro e textura refinada que lhe conferem um visual e toque premium. Cuidadosamente esculpido em seu formato lateral e suporte geral, oferece conforto para longas distâncias. Para a GSX-8TT, o assento tem acabamento com costura vermelha que adiciona um toque esportivo adicional ao estilo da moto. As tampas laterais do motor têm acabamento em preto, completando o design geral elegante e refinado.
Pacote técnico de ponta

Outro sinal claro de continuidade com a T500 Titan é evidente no lado técnico: a GSX-8T e a GSX-8TT combinam manuseio ágil com alto desempenho, encaixando um potente motor bicilíndrico em linha em uma robusta estrutura de treliça de aço. O motor é um bicilíndrico paralelo de 776 cc com duplo comando de válvulas DOHC no cabeçote e quatro válvulas por cilindro. O binário máximo é de 78 Nm a 6.800 rpm, enquanto a potência máxima é de 61 kW (83 cv) a 8.500 rpm, com um consumo de combustível de 4,2 l/100 km no ciclo combinado WMTC.
Ambas as motos são equipadas com o Suzuki Cross Balancer , um sistema de balanceamento de eixo intermediário duplo que posiciona os dois eixos de balanceamento a 90° da cambota. Este mecanismo patenteado garante uma condução mais suave e reduz as vibrações.
O motor é gerenciado de forma integrada com toda a eletrónica de bordo pelo Suzuki Intelligent Ride System .
Os sistemas eletrónicos incluem:
- Seletor de Modo de Condução Suzuki com três modos de pilotagem,
- Sistema de Controle de Tração Suzuki ajustável em três níveis e desativável,
- Acelerador ride-by-wire
- Sistema Suzuki Easy Start e “Partifacile” – Dispositivos de Assistência a Baixas RPM.
- Sistema de Troca Rápida Bidirecional, apoiado por uma embraiagem assistida anti-deslizante.
Quanto ao quadro, a GSX-8T e a GSX-8TT têm uma distância entre eixos de 1.465 mm e uma triangulação perfeita entre o guiador, pedais e selim, o que garante uma excelente posição de pilotagem, manuseio e alta estabilidade. O assento fica a 815 mm do solo para a GSX-8T e 810 mm para o GSX-8TT, permitindo que todos coloquem os pés bem no chão. A suspensão KYB ajuda a aumentar ainda mais o prazer de pilotar, com um garfo invertido de 43 mm e um monoamortecedor de ligação progressiva ajustável em pré-carga. Para completar o pacote, encontramos um braço oscilante de alumínio.
As rodas de liga leve de 17 polegadas montam pneus Dunlop Sportmax RoadSport 2 nas medidas 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira. O sistema de travagem possui dois discos dianteiros flutuantes de 310 mm com pinças Nissin de quatro pistões montadas radialmente, assistidas por um disco traseiro de 240 mm.
O equipamento de série inclui: um painel de instrumentos TFT LCD colorido de 5 polegadas e uma porta USB Tipo C , que permite o carregamento rápido de dispositivos eletrónicos. As novas GSX-8T e 8TT estreiam a nova bateria de íons de lítio Hy Eliiy Power, compacta e leve , que oferece maior confiabilidade e durabilidade ao longo do tempo.
Oportunamente daremos informação detalhada sobre preços e disponibilidade.