SUZUKI DRZ400 Barry Sheene Tracker – by Frank Edens

By on 9 Agosto, 2017

Muitas vezes começamos um projecto com uma ideia simples e de repente somos levados pelo entusiasmo. Uma simples troca de rodas e uma suspensão modificada e era tudo o que seria necessário para transformar esta Suzuki DRZ400 mas Frank Edens acabou por ir mais além.

Com sede em Eindhoven, Holanda, Frank desenha sobretudo móveis mas também prepara motos sob a marca “Customs by Frank”. Para além de projectos pessoais como esta DRZ, Frank também aceita projectos para terceiros.

A ideia original de Frank era de introduzir um look de Flat Track numa moto de enduro legalizada. A Suzuki produz o modelo DRZ 400 tanto na versão enduro como supermotard, sendo que as diferenças são basicamente a dimensão das rodas e o curso das suspensões. Frank quis criar uma terceira versão entre as duas … Uma Street Tracker.

O objectivo  era de criar uma moto conceito que inclusivamente pudesse ser adoptada pela própria Suzuki como moto de catálogo. Inicialmente o projecto tinha uma orientação simples, mudar as rodas por rodas de 19” e fazer algumas adaptações. Mas tudo se alterou pois Frank encontrou na internet um depósito de Suzuki DR400 dos anos 80 em alumínio e a partir de aí tudo se alterou no projecto.

Com algumas modificações no depósito Frank conseguiu adaptá-lo ao quadro da DRZ400, alterando ligeiramente a parte anterior para poder encaixar o radiador. Mas claro com a questão do depósito resolvida havia que começar a pensar na alteração da traseira da moto ao estilo Tracker.

O sub-quadro foi alterado e modificado de forma a criar uma nova linha na traseira da moto. O banco foi realizado artesanalmente totalmente em alumínio e ao mais puro estilo Flat Track sendo que passou a ser facilmente amovível.

As soldaduras em alumínio foram realizadas por um amigo especialista mas o resultado está à vista …realmente espectacular.

Para as rodas Frank trocou os aros por uns de 19” da Excel e montou uns pneus de Flat Track da Mitas. As suspensões foram trabalhadas pela Promax Racing e foram encurtadas tanto na frente como atrás montando umas molas mais rígidas.

Em termos mecânicos não se procedeu a nenhuma alteração pois a base é excelente e apenas se montou um filtro de ar da BMC. Relativamente ao escape foi diferente pois Frank decidiu adaptar uma ponteira ARROW de KTM Duke.

Relativamente à parte eléctrica decidiu-se colocar uma bateria de Iões de lithium para manter o conjunto o mais compacto possível. A bateria foi colocada debaixo banco numa plataforma fabricada para o efeito. A moto está perfeitamente legal para circular, com luzes LED atrás e à frente. Em termos do guiador e comandos foi tudo mantido da forma mais simples e prática possível.

Finalmente na decoração Frank decidiu prestar homenagem ao seu ídolo, Barry Sheene, pintando a DRZ400 com as cores da Suzuki Texaco Heron, a moto com que Barry corria nos anos 70 e claro não faltou obviamente o mágico número 7…

As Suzukis DRZ 400 são conhecidas por ser fiáveis, versáteis e resistentes e a preparação de Frank mantém o carácter original da moto mas  acrescenta-lhe uma imensa personalidade . Fica a sugestão para a Suzuki daquilo que eventualmente e a partir de uma simples DRZ se poderá fazer… até lá só eventualmente encomendando um Kit de transformação ao Frank.

Eu fiquei fã desta transformação… embrulha um Kit Frank !!!

 

Fonte: Customs by Frank fotos: Wouter Mertens

 

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments