Suzuki: Nova patente de motor turbo para SV 650 e V-Strom 650?

By on 14 Junho, 2021

O fabricante de Hamamatsu está a desenvolver um novo motor de gama média e que já percorreu um longo caminho desde o protótipo Recursion. Fotos de patentes, sugerem um turbo refrigerado a água, possivelmente para as futuras gerações da SV 650 e V-Strom 650.

A Suzuki está a trabalhar no desenvolvimento de um motor turbo há vários anos. O projeto de um motor turbo-alimentado surgiu pela primeira vez em 2013 no protótipo “Recursion”.

Foi apresentado na altura com um motor paralelo de 588 cc SOHC, que dois anos depois se transfigurou para uma unidade de 700 cc com dupla árvore de cames DOHC. Esse motor XE7 foi visto pela primeira vez no Tokyo Motor Show. Desde então, um fluxo constante de patentes apontou para que o projeto estivesse a aproximar-se da produção, e não há nada que o contradiga; mas há também indícios de que uma versão desse motor com aspiração livre (sem turbo) está também está em andamento. O que parece certo é que o projeto do motor paralelo turbo será alimentado por uma turbina refrigerada a água e um circuito de refrigeração bastante elaborado.

Acentuar o arrefecimento com menos peças

Ao que consta, uma das preocupações dos técnicos tem a ver com o gerenciamento do calor do motor. O plano de colocar o turbo bem próximo do escape está, infelizmente, associado a uma grande quantidade de calor que se acumula atrás do refrigerador de água nos motores de motos. A Suzuki está, portanto, a planear não apenas resfriar o próprio turbo com água, mas também ter o indispensável refrigerador de óleo. Neste caso, isso poderia ser feito por meio de um permutador de calor, que pode então ser muito mais flexível em termos de dimensões estruturais do que um sistema de refrigeração convencional com aletas. 

Imagem da patente agora registada. O arrefecimento a água do turbo fica junto às saídas de escape sem causar acumulação de calor. O refrigerador de óleo é na prática um permutador de calor que dispensa as tradicionais aletas de arrefecimento, sendo menos sensível à projeção de pedras e outros detritos

Toda a unidade de sobrealimentação parece ser muito real, e até quase pronta para a fase de produção. O sistema para guiar o ar do filtro de ar, pelo lado do compressor do turbo de volta para a caixa de ar, é muito compacto, o que permite uma pequena dimensão estrutural e a unidade não é significativamente maior que um motor naturalmente aspirado. 

No entanto, isso não permite tirar quaisquer conclusões sobre as possíveis pressões de turbo, visto que o intercooler embutido na caixa de ar é bastante pequeno. 130 cv e 700 cm3 devem estar lá, numa estrutura de tamanho pequeno que faz a unidade parecer não muito maior do que um motor naturalmente aspirado. 

Evolução do motor paralelo SV 650

Sobre a questão em que modelo o referido motor turbo poderá vir a funcionar, fala-se numa sucessora da decana Suzuki SV 650. O documento de patente mostra imagens do depósito de combustível, do assento, permitindo uma visão ao pormenor do quadro tubular de aço que integra o motor como um componente de suporte de carga. O seu desenho do tipo treliça permite muitas opções de design, ou mudanças rápidas na geometria de diferentes modelos na mesma base.

As patentes também mostram uma solução técnica para conduzir os eixos de equilíbrio necessários: 2 eixos que são diretamente acionados – essa é a parte mais criativa – a partir da cambota, na lateral do acionamento primário. O design – semelhante ao atual motor F da BMW – economiza muito espaço e torna o cárter mais compacto. A posição dos dois eixos de equilíbrio na frente e sob o virabrequim na direção de deslocamento, também não impõe nenhum tamanho adicional à caixa de velocidades. O eixo balanceador inferior está integrado na carcaça de tal forma que, dependendo da configuração do motor, pode ser simplesmente omitido sem outras medidas de projeto.

Por outras palavras, estaremos com certeza na presença de um motor paralelo com inclinação dos cilindros a 180 graus

Imagens da nova patente do compacto motor paralelo turbo-alimentado

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments