Tamarit Jade: A jóia da coroa!

By on 25 Janeiro, 2022

A Jade é a moto número 100 construída pela Tamarit Motorcycles, totalmente ‘hand made’. Não é o resultado de um pedido de cliente, mas do culminar de anos de experiência no mundo da customização desta empresa de Alicante que gastou neste projeto cerca de 640 horas de trabalho.

Tamarit é o nome de um preparador espanhol que começou a oferecer as suas propostas em 2015, e desde então tornou-se um dos principais costumizadores de motos da marca Triumph na vizinha Espanha. “Nós colocamos a matéria-prima, você coloca a alma”, é este o lema da marca com sede em Elche.

“Tememos que se a Tamarit não fosse de Alicante, mas digamos californiana ou alemã, muitos dos nossos compatriotas a colocariam num pedestral”, referem os responsáveis da Tamarit, aludindo à ideia habitual de se elogiar tudo o que vem de fora, monosprezando produtor interno. No entanto, a empresa orgulha-se muito das suas raízes espanholas, considerando mesmo que conseguiu dar ao ‘Made in England’ um toque de qualidade único, já apreciado em muitas partes do mundo.

Nascimento do projeto

O projeto da Jade baseou-se em três elementos: dourado, cromados e couro. Para isso, foram utilizados os melhores materiais, como o couro no assento e zonas laterais do depósito.  Quadro, braço oscilante e caebças do motor foram cromadas para oferecer uma estética clássica.

Uma Triumph Thruxton 900 foi escolhida como ponto de partida para este projeto e o agora clássico bicilíndrico refrigerado, foi atualizado, inspecionado peça por peças até ser alcançado um resultado fora da bolha. Outra ‘marca registada’ da Jade é sua cúpula de metacrilato que nos lembra uma Ducati 750 SS dos anos 1970. O assento monoposto flutuante, combina com o acabamento do depósito e foi estofado à mão em couro marrom.

Para complementar tudo isto, a Tamarit também possui uma linha de roupas e acessórios como t-shirts, bonés e até capas para tablets.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments