Técnica: O ‘cruise-control’ adaptativo da nova Ducati Multistrada V4

By on 14 Outubro, 2020

AMANHÃ SERÁ APRESENTADO ONLINE, O NOVO MOTOR V4 DA MULTISTRADA 2021. ENQUANTO ISSO NÃO SUCEDE, ANALISEMOS O INOVADOR “CRUISE CONTROL” ADAPTATIVO – GUIADO POR RADAR – UM NOTÁVEL INSTRUMENTO DE SEGURANÇA ATIVA UTILIZADO PELA PRIMEIRA VEZ EM MOTOS.  

Além do motor, uma das principais novidades da Multistrada 2021 é o sistema de controle de cruzeiro adaptativo. A Ducati não tem sido contida em dar informações sobre a sua próxima novidade, incluindo o elemento que a diferencia de todas as outras motos na estrada: o controle de cruzeiro adaptativo guiado por radar.

O sistema foi desenvolvido pela Ducati e o seu parceiro técnico Bosch, e será a primeira vez que uma moto de produção em série apresenta tal tecnologia. O sistema usa sensores de radar montados na frente e atrás da moto, montados logo abaixo da ótica frontal e das luzes de presença/stop traseiras. O sensor frontal é o que rege a velocidade da moto enquanto usa o controle de cruzeiro adaptativo. O sensor traseiro é para a detecção opcional de ponto cego.

O sensor de radar dianteiro faz um ‘scanner’ contínuo da estrada à frente, mantendo a distância da moto para o veículo da frente, alterando as rotações do motor e até mesmo ativando os travões, se necessário. O site alemão Motorrad.de. informa a este respeito que o sistema pode ser ativado entre os 30 a 160 km.

Deteção de ponto cego (BSD)

O sensor montado na traseira é para deteção de ponto cego (Blind Spot Detection – BSD), ou seja, aquele instante em que estamos tão concentrados na visão dianteira e perdemos a possibilidade de ver a aproximação de um veículo. Aparentemente, este sistema de deteção por câmara, será uma opção na Multistrada V4, podendo vir a surgindo de série numa versão especial do modelo.

Tal como o controle de cruzeiro adaptativo, o BSD faz uma leitura através do radar do que se passa atrás do condutor, pode detectar objetos que podem estar residindo no ponto cego do piloto. Por exemplo, face à aproximação de um veículo que é detectado no sistema, acende de imediato uma luz laranja localizada no retrovisor da moto para notificar o condutor do perigo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments