Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

“The Harley Hogs” – Dirt Track Champions em 1920

By on 12 Junho, 2018

A recente decisão de trazer novamente para Cascais em 2019 o European HOG Rally deixou-nos curiosos em relação à sua designação “ HOG” que hoje em dia significa Harleys Owners Group mas que teve pelos vistos uma origem bastante diferente.

Ora se formos ao dicionário ou à Wikipedia a designação “HOG” refere-se à espécie animal dos suínos que inclui os porcos domésticos mas também os selvagens como é o caso dos javalis. No entanto a palavra HOG quando fazemos search no Google aparece de imediato associada à marca Harley Davidson.

Ao aprofundarmos o tema e recuarmos no tempo para perceber a origem da designação fomos até 1920 quando a Harley e a Indian disputavam as célebres competições de Board Track Racing, corridas que se realizavam em circuitos ovais feitos de pranchas de madeira e em pistas ovais de Dirt também.

Nesse tempo, logo a seguir à I Grande Guerra as corridas de motos estavam a ganhar popularidade e nas pistas de Dirt Track eram  as Harley Davidson que, com uma equipa de pilotos denominada “Wreking Crew”,  dominava as provas de então.

Em Marion, Indiana, depois de no ano de 1919, por altura inauguração da nova pista de “Dirt” o team “Wreking Crew” ter arrebatado as vitórias em todas as provas, pretendiam agora na prova do ano de 1920 repetir o feito.

Um dos pilotos, que se chamava Ray Weishaar, adoptou um pequeno porco proveniente de um dos agricultores locais, um dia antes das corridas e apelidou-o de “Johnny”, tendo-se convertido de imediato na Mascote da equipa. Ray ganhou novamente as corridas desse dia e para celebrar colocou o pequeno suíno em cima da sua moto e deu uma série de voltas ao circuito em agradecimento, comemorando a sua vitória.

Esse dia acabou por estabelecer uma tradição e Ray em cada vitória repetia a volta de honra com o “porquinho” em cima do depósito da sua moto. Um dos momentos que ficaram para semmpre gravados na história e ilustrado numa foto da altura, foi o memento em que Ray Weishaar deu de beber Coca-Cola à sua mascote Johnny, bebida que dava os seus primeiros passos na altura e que acabou associada também às corridas de Dirt através do protagonista johnny.

Com o acumular de vitórias do team Wrecking Crew da Harley os media da altura começaram a apelidar os pilotos de “Harley Hogs” fosse pela participação de “Johnny” na celebração das vitórias fosse pela atitude de “hogger” que os pilotos da Harley tinham em pista.

Ray Weishaar

De qualquer forma foi o nome “Wrecking Crew” que acabou por prevalevcer na história da marca. Mesmo nas pistas a designação “Harley Hogs” acabou por desaparecer mantendo-se apenas associada à próprias motos Harley. Aliás no dicionário americano a palavra Hog aparece associada a uma moto de 1960 referindo-se à Harley Davidson.

A designação HOG foi mais tarde recuperada para designar o clube da marca, Harley Owners Group. Já a designação “Wreking Crew” acabou por ser arrebatada pela Indian Motorcycle que nos anos 50 dominava as competições de Dirt nos Estados Unidos, realidade que em 2017 foi novamente recuperada pela Indian devido aos sucessos repetidos nas competições de Flat Track Racing.

 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments