Tony Montana – Café Racer inspirada na HD Sportster 883

By on 21 Dezembro, 2020

Inspirada no personagem de Martin Scorsese ‘Scarface’, esta café racer de estilo neo-clássico e resumida ao essencial nasceu na oficina do preparador belga Fabrizio Giordano. Um total de 100 unidades estão a ser produzidas.

Tem o estilo do Café Racer e mantém apenas o essencial, para liberar as linhas e oferecer-se num visual ‘neoclássico’, bem no espírito das motos de Milwaukee. Estamos a falar da Tony Montana, uma 883 Sportster transformada por Fabrizio Giordano, um personalizador belga, de acordo com um revendedor oficial da Harley-Davidson.

A Zadig Motorworks, de Fabrizio Giordano, é uma oficina belga que lida principalmente com a Harley-Davidson, e em anos de trabalho foi construindo uma grande reputação. Dai resultaram uma série de colaborações extraordinárias. E a Sportster 883 transformada que aqui apresentamos, foi encomendada pela Mekadrama, nada mais nada menos que o principal revendedor da H-D na Bélgica. As duas empresas uniram forças para criar este exemplar único e fascinante.

UMA BASE EXCEPCIONAL

A base a partir da qual se trabalhou foi uma superestrela da H-D, a Sportster 883, uma moto frequentemente utilizada em personalizações.

Alimentada pelo poderoso motor de 883 cc V Evolution de dois cilindros, com duas válvulas por cilindro, capaz de entregar quase 52 cavalos de potência e um generoso torque de 73 Nm a 4.750 rpm, vem equipada com uma caixa de cinco velocidades que tem a tarefa de transmitir a força do motor para a roda traseira de 16 polegadas através de uma transmissão final por correia.

Os componentes do motor estão acoplados a uma estrutura de aço tubular, complementada por um conjunto de bainhas de cartuchos de 39 mm na frente, enquanto no lado oposto, o papel da suspensão é desempenhado por amortecedores duplos totalmente ajustáveis. A força de travagem é assegurada por um disco de 292 mm e uma pinça de dois pistãos à frente, juntamente com um disco de travão idêntico e uma pinça de pistão na parte traseira.

HOMENAGEM A ‘SCARFACE’

A Sportster 883 transformada por Zadig e Mekadrama foi apelidada de “Tony Montana” em homenagem ao protagonista do famoso filme de 1983, Scarface, que teve como protagonista o conhecido ator Dustin Hoffman.

A primeira tarefa da oficina belga era recompor toda a moto. Enquanto isso, os profissionais de Fabrizio Giordano começaram a criar uma miríade de peças processadas em  CNC, bem como um depósito de combustível artesanal e uma cauda de linha limpa. Além disso, várias peças de pós-venda da Roland Sands foram instaladas, como novas alavancas e um par de bainhas dianteiras reguláveis.

Na traseira, os amortecedores de série foram otimizados para oferecer um novo desempenho de condução. Em termos de performances, a configuração eletrónica de injeção de combustível foi modelada e um novo sistema de escape foi instalado, que passa sob a sela e tem a ponta perfeitamente incorporada na cauda.

O que torna esta moto ainda mais especial é o fato de que não é uma única criação… na verdade, cerca de 100 exemplares da Tony Montana estão a ser produzidos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x