Triumph Speed Triple 1200 RR: A mais poderosa!

By on 14 Setembro, 2021

Com um visual agressivo, elegante e com um caráter desportivo que começa por se exprimir no fulgurante motor de 3 cilindros com 180 cavalos, a nova Speed Triple 1200 RR é uma café-racer sóbria, refinada e com alma de pista… a mais poderosa da sua categoria!  

Exclusiva, refinada e ainda com melhor performance, a nova Triumph Speed ​​Triple 1200 RR de 2022 promete ser, de acordo com as intenções da marca britânica, a café racer mais empolgante de sempre. Ambição que parte do design, agressivo e elegante ao mesmo tempo, com a parte frontal bem cuidada e limpa. Os detalhes em carbono cobrem a parte central, depósito e guarda-lamas dianteiro. Duas pinturas estão disponíveis: a desportiva Red Hopper / Storm Grey e a elegante Crystal White / Storm Grey, ambas com spoiler do motor e capa do banco do passageiro a combinar.

Beleza e sofisticação numa nova atitude

A nova Speed ​​Triple 1200 RR oferece um novo auge no estilo e design das roadster modernas da Triumph. Com linhas puras e fluídas e uma silhueta e posição de pilotagem com o nariz para baixo mais focado no caminho, a RR traz um novo visual comprometido e cativante.

A impressionante semi-carenagem, esculpida para incorporar a configuração de farol redondo único, dá à moto uma aparência instantaneamente reconhecível e um estilo desejável. A atenção aos pormenores é fundamental para esta bela moto e, portanto, toda a área da cúpula de proteção foi mantida limpa e organizada por meio do uso inteligente de cabos e mangueiras ocultos. Os novos painéis de fibra de carbono adicionam um nível extra de detalhe ao depósito, carenagem, e combinados com os novos painéis laterais de fibra de carbono e o guarda-lamas dianteiro de fibra de carbono, resulta num visual primorosamente trabalhado.

Focada e estimulante

Munida de um quadro leve e compacto com estrutura de alumínio fundido, a nova Speed ​​Triple RR foi projetada para entregar toda a incrível agilidade e manuseamento de uma 765 Street Triple RS, aliado ao desempenho e atitude da Speed ​​de última geração. E por outro lado conta com especificações que elevam a RR a um nível ainda mais alto com um nova ergonomia e equipamentos derivados de pista, tornando-se na Speed ​​Triple mais estimulante e focada na pista de sempre.

As atualizações incluem um novo guiador de encaixe focalizado, que é 135 mm mais baixo e 50 mm mais à frente do que na Speed ​​Triple 1200 RS. Combinando essa configuração  com a altura de assento (acessível de 830 mm, com o depósito estreito e perfil de assento esculpido, a nova RR consegue oferecer o máximo conforto e controle.

Suspensões Ohlins semi-activas e pinças de travão Brembo

Outra grande, senão a maior  vantagem desportiva da RR, é sublinhada pela especificação premium das suspensões que vêm de série. Essencial para isso é a nova forquilha Öhlins Smart EC 2.0 eletronicamente ajustável, que coloca a suspensão dianteira e traseira semi-ativa: o sistema de suspensão mais avançado disponível da Öhlins. Este novo sistema, foi ajustado especificamente para se adequar à geometria da RR para se obter o equilíbrio ideal de desempenho, conforto e controle. É totalmente ajustável, mesmo durante a condução, através dos instrumentos TFT, e usa uma unidade de controle de suspensão altamente avançada para monitorizar continuamente a entrada recebida, incluindo posição de pilotagem, velocidade e aceleração para ajustar automaticamente a compressão e o amortecimento no ressalto.

Para oferecer um poder de travagem fortíssimo, os engenheiros de Hincley escolheram para a RR um conjunto de pinças frontais monobloco Brembo Stylema, que agem sobre discos dianteiros flutuantes e leves de 320 mm para se conseguir uma travagem precisa.  Estes são comandados por uma manete do travão dianteiro com sistema multi-click para ajuste de amplitude e relação, para permitir que o piloto adapte a ergonomia para máximo conforto e controle. Na traseira, a força de travagem é fornecida por uma pinça Brembo de pistão duplo e disco único de 220 mm.

As rodas de alumínio fundido de 17 ”são extremamente leves e estão equipadas com os novos pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 de alto desempenho, exclusivos da RR e com um 190 atrás, proporcionando resposta, estabilidade e aderência incríveis em pista e estrada. Para um uso ainda mais focado  na pista, há ainda o Pirelli Diablo Supercorsa SC2 V3.

O motor ‘triplo’ da Triumph para tirar o máximo partido

As performances impressionantes e caráter distinto, emanam naturalmente do motor triplo de 1160 cc da Speed ​​Triple RR – o mesmo motor leve, eficiente e de alto desempenho que já impulsiona o modelo RS. Com todos os componentes otimizados para potência, torque e resposta, esta unidade oferece uma potência de pico impressionante de 180 CV às 10.750 rpm e um binário de pico de 125 Nm a 9.000 rpm. No que é uma característica de todos os modernos motores triplos da Triumph, a curva de binário é suave e forte desde os baixos regimes até à zona intermédia e até ao pico de rotações,  para um soco e aceleração incríveis.

A caixa de 6 velocidades é compacta e leve, com progressão de relação otimizada para coincidir com a curva de potência, garantindo trocas de marcha muito fáceis. A leve embraiagem deslizante usa rampas para forçá-la quando sob carga, aumentando a força das molas da embraiagem e permitindo que mais potência seja transmitida do motor para a caixa de velocidades. O oposto também é verdade quando se reduz a marcha agressivamente, onde uma quantidade controlada de patinagem é permitida para maximizar o controlo da roda traseira.

O silenciador único de aço inoxidável escovado montado na lateral com tampa de extremidade preta, oferece o som visceral e arrepiante da Speed ​​Triple para uma experiência de pilotagem desportiva e envolvente.

Tecnologia de especificação premium

Tal como acontece com a Speed ​​Triple 1200 RS, a RR vem com um conjunto completo de recursos eletrónicos de última geração e de conveniência, projetados para não apenas tornar a viagem mais fácil e segura, mas também fornecer uma configuração personalizada para diferentes cenários de utilização.

A chave para a sua especificação premium são os instrumentos TFT coloridos de 5 ”, com o sistema de conectividade My Triumph instalado como padrão. Compatível com Android e IOS, permite a operação de chamadas e música, navegação passo a passo (desenvolvida em parceria com o Google) e controle GoPro. A interface de utilizador intuitiva permite o ajuste em movimento de muitas configurações e incorpora um cronómetro para uso na pista.

A RR também vem equipada de série com o ABS em curva otimizado mais avançado da Triumph e sistemas de controle de tração em curva otimizados selecionáveis. Estes usam uma unidade de medição inercial para medir as taxas de rotação, inclinação, viragem e aceleração, a fim de calcular o ângulo de inclinação e controlar com precisão o ABS e a resposta do controlo de tração para corresponder, otimizando as taxas de deslizamento e o controle de binário para se adequar ao modo de pilotagem específico escolhido.

Ligado ao sistema de controle de tração está o avançado sistema de detecção de elevação da roda dianteira, que usa algoritmos avançados para um controle preciso.

A nova RR apresenta cinco modos de pilotagem – Road, Rain, Sport, Rider-configurável e também um modo Track, que tem ABS mínimo e intervenção de controle de tração. Os modos de condução têm vários níveis de intervenção para escolher e são selecionados e ajustados através dos instrumentos TFT.

Outra característica fundamental para uso na estrada e na pista é o Triumph Shift Assist de duas vias que foi desenvolvido usando a percepção que a Triumph ganhou com seu envolvimento no campeonato do mundo de Moto2. Possui um sensor avançado que fornece à unidade de controle do motor uma riqueza de informações, permitindo que as mudanças de marcha para cima e para baixo sejam totalmente mapeadas em relação a uma série de parâmetros, exatamente como fazem as equipas de corrida da classe Moto2.

Ao aumentarmos a marcha, o Triumph Shift Assist ajusta fatores como ignição, combustível e ângulo do acelerador para aliviar momentaneamente a pressão nas marchas e permitir que deslizem. Este é um sistema muito mais sofisticado do que uma caixa com Quick Shift convencional que simplesmente corta a ignição. Ao reduzir a marcha, novamente o sistema monitoriza e ajusta vários parâmetros e controla com precisão os blips do acelerador, garantindo uma mudança suave.

A iluminação é totalmente LED para máxima durabilidade e eficiência. Há uma luz diurna incorporada ao novo farol redondo único (onde a legislação do mercado permite) e uma luz traseira distinta integrada na unidade traseira com assinatura de luz exclusiva, além de indicadores LED de cancelamento automático.

A nova Speed ​​Triple 1200 RR também é equipada com um sistema totalmente sem chave (incorporando ignição sem chave, trava de direção e da tampa do depósito de combustível) e cruise control totalmente ajustável.

Tal como acontece com todas as motos Triumph, a personalização está no cerne da nova RR, com uma gama de mais de 30 acessórios originais, todos os quais foram desenvolvidos juntamente com a própria moto para uma integração perfeita.

Ficha Técnica

Triumph Speed ​​Triple 1200 RR

Motor: 3 cilindros em linha com refrigeração líquida, DOHC, 12 válvulas

Cilindrada: 1160 cc

Diâmetro x curso: 90,0 mm x 60,8 mm

Taxa de compressão: 13,2: 1

Potência máxima: 180 CV (132,4 kW) às 10.750 rpm

Binário máximo:  125 Nm às 9.000 rpm

Alimentação: Injeção eletrónica sequencial multiponto de combustível com controle eletrónico do acelerador

Escape: Construído em aço inoxidável, configuração 3 em 1 com silenciador primário suspenso e silenciador secundário montado na lateral

Transmissão: Caixa de 6 velocidades com transmissão final por corrente

Embraiagem: Multidisco banhado em óleo, deslizante

Quadro: Dupla viga de alumínio, com sub-quadro traseiro de alumínio aparafusado

Braço oscilante: Mononoraço construído em alumínio

Rodas (FR.TR.):  Rodas de 17’ x 17’

Pneus (FR./TR.):  120/70 ZR 17 (58W) e 190/55 ZR 17 (75W)

Suspensão dianteira: Forquilha invertida Öhlins de 43 mm totalmente ajustáveis, curso de 120 mm. Compressão / amortecimento eletrónico do sistema Öhlins S-EC 2.0 OBTi

Suspensão traseira: Monoamortecedor Öhlins monoshock RSU com ligação, curso da roda traseira de 120 mm. Compressão / amortecimento eletrónico do sistema Öhlins S-EC 2.0 OBTi

Travagem dianteira: 2 Discos flutuantes de 320 mm. Pinças monobloco Brembo Stylema, OC-ABS, cilindro mestre radial com reservatório separado, amplitude e proporção ajustáveis

Travagem traseira: Disco único de 220 mm. Pinça de pistão duplo Brembo, OC-ABS. Cilindro mestre traseiro com reservatório separado

Comprimento x larg. x altura: 2085 mm (largura do guiador) x 758 mm x 1120 mm

Altura do assento: 830 mm

Distância entre eixos: 1439 mm

Ângulo da coluna de direção: 23,9º

Trail:  104,7 mm

Peso com combustível: 199 kg

Capacidade do depósito: 15,5 litros

Consumo médio anunciado:  6,3 litros / 100 km

Valor de CO2: 144 g / km

Nota: os dados de emissões de CO2 e consumo de combustível do EURO 5 são medidos de acordo com o regulamento 168/2013 / EC. Os números do consumo de combustível são derivados de condições de teste específicas e são apenas para fins comparativos. Eles podem não refletir resultados de direção reais.

Intervalo de serviço: 16.000km / 12 meses

Preço: Desde 21,250 €

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments